Your browser doesn't support javascript.
loading
Placenta Artificial: um método alternativo no suporte de vida de neonatos prematuros na medicina veterinária
Benevides de Oliveira, Gleidson; Batista Campos, Lívia; Magda Lustosa Pimentel, Muriel; Araújo dos Santos, Fernanda; Franco de Oliveira, Moacir; Barbosa Bezerra, Marcelo.
Afiliação
  • Benevides de Oliveira, Gleidson; Universidade Federal Rural do Semi-Árido/ Doutorando em Ciência Animal (PPCA).
  • Batista Campos, Lívia; Universidade Federal Rural do Semi-Árido/ Mestranda em Ciência Animal (PPCA).
  • Magda Lustosa Pimentel, Muriel; Universidade Federal Rural do Semi-Árido/ Mestranda em Ciência Animal (PPCA).
  • Araújo dos Santos, Fernanda; Universidade Federal Rural do Semi-Árido/ Mestranda em Ciência Animal (PPCA).
  • Franco de Oliveira, Moacir; Universidade Federal Rural do Semi-Árido/ Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPCA/UFERSA).
  • Barbosa Bezerra, Marcelo; Universidade Federal Rural do Semi-Árido/ Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPCA/UFERSA).
Vet. Zoot. ; 21(2): 238-251, 2014.
Article em Pt | VETINDEX | ID: vti-699345
Biblioteca responsável: BR68.1
RESUMO
O modelo de placenta artificial tem como finalidade recriar o ambiente intrauterino, mantendo a circulação fetal e realizando as trocas gasosas e, ao mesmo tempo, permitir a maturação pulmonar. A placenta artificial apresenta-se como uma estratégia de suporte extracorpórea para neonatos prematuros cujos pulmões ainda não estejam completamente desenvolvidos. Este sistema é composto basicamente por uma bomba centrífuga, um oxigenador de membrana e cânulas inseridas nos vasos fetais para renovação do sangue. As tentativas de desenvolver uma placenta artificial foram abandonadas em meados da década de 80, mas com os avanços tecnológicos, em especial com o surgimento dos oxigenadores de membrana de fibra oca e os oxigenadores não microporosos compostos de biomateriais, deixaram os pesquisadores esperançosos no desenvolvimento do modelo ideal de placenta artificial. Este artigo apresenta uma revisão dos fatos históricos e discute os avanços e perspectivas da utilização de modelos de placenta artificial na medicina veterinária.
Palavras-chave
Texto completo: 1 Base de dados: VETINDEX Idioma: Pt Revista: Vet. Zoot. Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Article
Texto completo: 1 Base de dados: VETINDEX Idioma: Pt Revista: Vet. Zoot. Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Article