O irrepresentável em Harmada, de João Gilberto Noll / The unrepresentable in João Gilberto Nolls Harmada
Cad. psicanal. (Rio J., 1980)
; 39(37): 67-82, jul.-dez. 2017.
Article
em Pt
| INDEXPSI
| ID: psi-71222
Biblioteca responsável:
BR1592.9
RESUMO
O artigo aborda aspectos da ficção brasileira produzida a partir da década de 80, dirigindo-se de modo específico, a Harmada, livro de João Gilberto Noll. As insígnias do abalo, do extravio, do cataclismo e do terremoto são relacionadas a um objeto produzido pela incidência dos produtos da ciência, do advento da técnica e do massacre de massa a ruína. Este objeto teria a particularidade de mostrar o que não pode ser capturado pela representação e pelo sentido. A proposição é a de que Harmada desconstrói, em sua forma, a unidade imaginária da estrutura narrativa e,nesse procedimento, faz emergir um vazio correlativo do próprio sujeito. Vazio que remete ao que, em uma obra de arte, constitui seu núcleo real.(AU)
ABSTRACT
The article addresses aspects of Brazilian fiction produced since the 80s, referring specially to Harmada, a novel by João Gilberto Noll. The ensigns of the shake, misplacement, cataclysm and earthquake are related to an object produced by the incidence of the products of science, the advent of technique and the mass massacre the ruin. This object would have the particularity to show what could not be captured by representation and by sense. The proposition is that Harmada deconstructs, in its form, the imaginary unit of the narrative structure, and in this procedure, makes a correlative emptiness of the subject itself emerge. An emptiness that refers to what, in a work of art,constitutes its real core.(AU)
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1
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Assunto principal:
Psicanálise
Limite:
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
Cad. psicanal. (Rio J., 1980)
Ano de publicação:
2017
Tipo de documento:
Article