Your browser doesn't support javascript.
loading
Dançar a visualidade de um poema e a eclosão de propriedades corporais / Dancing the visuality of a poem and the emergence of bodily properties / Danzar la visualidad de un poema y la eclosión de propriedades corporales
Milioli, Danielle; Galindo, Dolores.
Afiliação
  • Milioli, Danielle; Univesidade Estadual Paulista. Presidente Prudente. Brasil
  • Galindo, Dolores; Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá. Brasil
Rev. Polis Psique ; 6(2): 134-145, 2016.
Article em Pt | INDEXPSI | ID: psi-70236
Biblioteca responsável: BR574.2
RESUMO
Por meio do processo de invenção de um trabalho de dança-pesquisa narramos como foram se produzindo as propriedades do corpo em dança, procurando tornar visíveis arranjos mínimos e talvez desprezíveis se vistos num plano panorâmico. Trata-se, portanto, de uma narrativa que se insere numa problemática mais ampla, enunciada por Latour (2008a) como dizendo respeito às conversas sobre o corpo, ou seja, aos modos como os corpos são mobilizados nos relatos daquilo que fazem. Trabalhamos uma narrativa do mínimo que é diversa da oposição entre micro e macro, procurando dar conta da eclosão das propriedades corporais vistas como acontecimentos dos quais podemos rastrear a emergência nas diferenças que fazem o corpo sensível e que, por sua vez, co-constituem esse corpo que não está dado de antemão. Discorrese sobre as propriedades corporais que foram produzidas num experimento de dança-pesquisa, intitulado De Conceitos criado a partir de um poema visual escrito por Silva Freire. (AU)
ABSTRACT
This paper discusses the bodily properties produced in a dance-research experiment titled De Conceitos (On Concepts) created from a visual poem written by Silva Freire. Through the process of invention within this dance-research project, we offer an account of how bodily properties in dance come to be produced and try to render visible the minimal—and possibly dismissible—gestures which are lost when dance is viewed on a panoramic scale. Thus, it is a matter of a narrative imbricated into a broader problematisation, as put forward by Latour (2008a), with respect to the on-going conversation on the body and the modes by which these are mobilised in narrative accounts of what they do. We work a narrative of the minimal, which is transversal to the polar opposition of micro and macro, in an attempt to relate the emergence of bodily properties as events through which we can trace the effusion of difference which makes the body sensitive and in turn co-constitutes a body which is not given a priori. (AU)
RESUMEN
Partiendo del proceso de creación de una danza-investigación, en este artículo narramos la producción de atributos corporales en la danza por medio de movimientos mínimos y quizá insignificantes desde una mirada panorámica. Para ello, escribimos una narrativa que se inscribe en una problemática más amplia que corresponde a las conversaciones a respecto de las formas por la cuales los cuerpos son movilizados en los informes que de ellos son escritos. Trabajamos una narrativa de lo mínimo que se aleja de la oposición entre micro y macro, trabajamos una narrativa que habla de la aparición de las propiedades corporales definidas como acontecimientos – eclosiones - que se pueden rastrear su aparición en las diferencias que producen un cuerpo sensible y que, a su vez, co-constituyen este cuerpo que no recibe su conformación de antemano. Abordamos, en específico, las propiedades corporales que se produjeron en el experimento de danza-investigación, titulado De Conceptos, creado con base en un poema visual de Silva Freire. (AU)
Assuntos
Palavras-chave
Texto completo: 1 Coleções: 06-national / BR Base de dados: INDEXPSI Assunto principal: Corpo Humano / Dança Idioma: Pt Revista: Rev. Polis Psique Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Article
Texto completo: 1 Coleções: 06-national / BR Base de dados: INDEXPSI Assunto principal: Corpo Humano / Dança Idioma: Pt Revista: Rev. Polis Psique Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Article