Your browser doesn't support javascript.
loading
WEDGE FRAGMENT VARIATIONS OF TIBIAL SHAFT FRACTURES WITH INTRAMEDULLARY NAILING.
Boff, Mario Sergio; Paolucci, Pedro Henrique de Oliveira; de Oliveira, Gabriel Machado; Zanesco, Leonardo; Andrade-Silva, Fernando Brandao; Leonhardt, Marcos de Camargo; Dos Reis, Paulo Roberto; Silva, Jorge Dos Santos; Kojima, Kodi Edson.
Afiliação
  • Boff MS; Universidade de Sao Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas HC-FMUSP, Instituto de Ortopedia e Traumatologia IOT, Grupo de Trauma, Sao Paulo, SP, Brazil.
  • Paolucci PHO; Universidade de Sao Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas HC-FMUSP, Instituto de Ortopedia e Traumatologia IOT, Grupo de Trauma, Sao Paulo, SP, Brazil.
  • de Oliveira GM; Universidade de Sao Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas HC-FMUSP, Instituto de Ortopedia e Traumatologia IOT, Grupo de Trauma, Sao Paulo, SP, Brazil.
  • Zanesco L; Universidade de Sao Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas HC-FMUSP, Instituto de Ortopedia e Traumatologia IOT, Grupo de Trauma, Sao Paulo, SP, Brazil.
  • Andrade-Silva FB; Universidade de Sao Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas HC-FMUSP, Instituto de Ortopedia e Traumatologia IOT, Grupo de Trauma, Sao Paulo, SP, Brazil.
  • Leonhardt MC; Universidade de Sao Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas HC-FMUSP, Instituto de Ortopedia e Traumatologia IOT, Grupo de Trauma, Sao Paulo, SP, Brazil.
  • Dos Reis PR; Universidade de Sao Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas HC-FMUSP, Instituto de Ortopedia e Traumatologia IOT, Grupo de Trauma, Sao Paulo, SP, Brazil.
  • Silva JDS; Universidade de Sao Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas HC-FMUSP, Instituto de Ortopedia e Traumatologia IOT, Grupo de Trauma, Sao Paulo, SP, Brazil.
  • Kojima KE; Universidade de Sao Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas HC-FMUSP, Instituto de Ortopedia e Traumatologia IOT, Grupo de Trauma, Sao Paulo, SP, Brazil.
Acta Ortop Bras ; 31(spe3): e268124, 2023.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-37720813
RESUMO
Introdução: A fratura da diáfise da tíbia é a fratura mais comum dentre os ossos longos, sendo o tratamento padrão a fixação com haste intramedular (HIM). Independentemente do desenvolvimento da técnica cirúrgica, a pseudoartrose continua prevalente. Objetivo: Avaliar a associação entre o tamanho e o desvio da cunha, os desvios dos fragmentos principais do tipo 42B2 e a incidência de pseudoartrose. Métodos: Avaliamos, retrospectivamente, todos os pacientes com fraturas tipo 42B2 tratados com hastes intramedulares entre janeiro de 2015 e dezembro de 2019. Seis parâmetros radiográficos foram definidos para as radiografias pré-operatórias nas incidências anteroposterior (AP) e perfil. Outros seis parâmetros foram definidos para as radiografias pós-operatórias em 3, 6 e 12 meses de acompanhamento pós-operatório. O Escore Radiográfico de União para as Fraturas da Tíbia (RUST) foi o instrumento usado para avaliar a consolidação óssea. Resultados: Dos 355 pacientes com fraturas da diáfise da tíbia, 51 foram incluídos no estudo. Os pacientes incluídos foram 41 (82,0%) do sexo masculino, com idade média de 36,7 anos, 37 (72,5%) com fraturas expostas e 28 (54,9%) com lesões associadas. Após análise estatística, os fatores que se correlacionaram significativamente com a não consolidação foram a altura da cunha > 18 mm, o deslocamento translacional pré-operatório da fratura na incidência AP > 18 mm e a distância final da cunha em relação à sua posição anatômica original após a cravação do MI > 5 mm. Conclusão: Os fatores de risco para a pseudartrose relacionada com a fratura em cunha e42B2 são a altura da cunha > 18 mm, a translação inicial na vista AP da fratura > 18 mm e a distância > 5 mm da cunha em relação à sua posição anatómica após a fixação IM. Nível de evidência III; estudo comparativo retrospectivo. Nível de evidência III; Estudo retrospectivo comparativo .
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil