Your browser doesn't support javascript.
loading
Low serum uric acid levels and levodopa-induced dyskinesia in Parkinson's disease.
Soares, Nayron Medeiros; Pereira, Gabriela Magalhães; Dutra, Ana Carolina Leonardi; Artigas, Nathalie Ribeiro; Krimberg, Júlia Schneider; Monticelli, Bruno Elkfury; Schumacher-Schuh, Artur Francisco; Almeida, Rosa Maria Martins de; Rieder, Carlos Roberto de Mello.
Afiliação
  • Soares NM; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Porto Alegre RS, Brazil.
  • Pereira GM; Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Serviço de Neurologia, Porto Alegre RS, Brazil.
  • Dutra ACL; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Curso de Física Médica, Porto Alegre RS, Brazil.
  • Artigas NR; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Porto Alegre RS, Brazil.
  • Krimberg JS; Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Serviço de Neurologia, Porto Alegre RS, Brazil.
  • Monticelli BE; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Curso de Física Médica, Porto Alegre RS, Brazil.
  • Schumacher-Schuh AF; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Porto Alegre RS, Brazil.
  • Almeida RMM; Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Serviço de Neurologia, Porto Alegre RS, Brazil.
  • Rieder CRM; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Porto Alegre RS, Brazil.
Arq Neuropsiquiatr ; 81(1): 40-46, 2023 01.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-36918006
RESUMO
ANTECEDENTES: A levodopa é a medicação mais utilizada e eficaz para os sintomas motores da doença de Parkinson (DP); seu uso a longo prazo está associado ao aparecimento de discinesia induzida por levodopa (LID). Acredita-se que o ácido úrico desempenhe um importante papel neuroprotetor na DP. OBJETIVO: Investigar se os níveis séricos de AU estão relacionados com a presença de LID em pacientes com DP. Além disso, investigamos as associações entre os níveis de AU e as características clínicas da DP. MéTODOS: Foram incluídos 81 pacientes com DP (discinesia = 48; sem discinesia = 33) no presente estudo. Uma amostra de sangue foi coletada para avaliar os níveis séricos de AU, a avaliação clínica incluiu os seguintes instrumentos: Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA), Inventário de Depressão de Beck (BDI-II), MDS-Unified Parkinson's Disease Rating Scale (MDS-UPDRS), Hoehn and Yahr (HY) e o subitem 4.1 da MDS-UPDRS IV (escore ≥ 1). Informações clínicas relevantes adicionais foram obtidas por meio de um questionário clínico. RESULTADOS: Os níveis séricos de AU foram menores no grupo com discinesia quando comparados ao grupo sem discinesia. O mesmo resultado foi encontrado nos níveis de AU de homens e mulheres. A análise multivariada mostrou que níveis mais baixos de ácido úrico foram significativamente associados a ter discinesia (odds ratio [OR] = 0,424; intervalo de confiança (IC) de 95%: 0,221­0,746; p = 0,005). Análises adicionais verificaram que os níveis séricos de AU estão inversamente correlacionados com sintomas depressivos, duração da doença, MDS-UPDRS IV e tempo gasto com discinesia. Uma correlação positiva foi encontrada com a idade de início dos sintomas da DP. CONCLUSõES: O presente estudo fornece um possível papel dos níveis séricos de AU na LID presente em pacientes com DP.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Doença de Parkinson / Discinesias Limite: Female / Humans / Male Idioma: En Revista: Arq Neuropsiquiatr Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Alemanha

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Doença de Parkinson / Discinesias Limite: Female / Humans / Male Idioma: En Revista: Arq Neuropsiquiatr Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Alemanha