Your browser doesn't support javascript.
loading
[Barriers to knowledge, treatment, and control of hypertension in Latin America: a scoping reviewBarreiras ao conhecimento, tratamento e controle da hipertensão arterial na América Latina: uma revisão de escopo]. / Barreras para el conocimiento, el tratamiento y el control de la hipertensión arterial en América Latina: una revisión de alcance.
Parra-Gómez, Laura Alejandra; Galeano, Luis; Chacón-Manosalva, María; Camacho, Paul.
Afiliação
  • Parra-Gómez LA; Subdirección de Investigación, Innovación y Educación Clínica FOSCAL Floridablanca Colombia Subdirección de Investigación, Innovación y Educación, Clínica FOSCAL, Floridablanca, Colombia.
  • Galeano L; Subdirección de Investigación, Innovación y Educación Clínica FOSCAL Floridablanca Colombia Subdirección de Investigación, Innovación y Educación, Clínica FOSCAL, Floridablanca, Colombia.
  • Chacón-Manosalva M; Subdirección de Investigación, Innovación y Educación Clínica FOSCAL Floridablanca Colombia Subdirección de Investigación, Innovación y Educación, Clínica FOSCAL, Floridablanca, Colombia.
  • Camacho P; Subdirección de Investigación, Innovación y Educación Clínica FOSCAL Floridablanca Colombia Subdirección de Investigación, Innovación y Educación, Clínica FOSCAL, Floridablanca, Colombia.
Rev Panam Salud Publica ; 47: e26, 2023.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-36788962
RESUMO
Objetivo: Compilar as barreiras ao conhecimento, tratamento e controle da hipertensão arterial em pacientes da América Latina por meio de uma revisão de escopo. Métodos: Foi realizada uma revisão de escopo de acordo com a estrutura metodológica de Arksey e O'Malley e as diretrizes PRISMA para revisões sistemáticas e metanálises. Foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e Scopus. A seleção foi realizada de forma independente e cega no aplicativo RAYYAN QCRIâ. Por último, os resultados dos estudos selecionados foram abordados de forma narrativa. Resultados: Foram incluídos oito estudos qualitativos e quantitativos que se enquadravam na nossa questão de pesquisa. As barreiras mais frequentemente descritas são aquelas próprias do sistema que dificultam o acesso integral e equitativo a atendimento médico e medicamentos, a ausência de programas educativos e intervenções personalizadas que melhorem a adesão ao tratamento e as mudanças no estilo de vida. O fator econômico é crítico na América Latina e impede o acesso ao sistema de saúde para modificar o estilo de vida devido aos custos de transporte, consultas médicas e medicamentos. Conclusões: As barreiras detectadas afetam todas as dimensões da adesão ao tratamento, entre as quais se destaca a falta de capacitação e posicionamento dos tomadores de decisão sobre o cuidado da hipertensão.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline / Prognostic_studies / Qualitative_research Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Colômbia País de publicação: Estados Unidos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline / Prognostic_studies / Qualitative_research Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Colômbia País de publicação: Estados Unidos