Your browser doesn't support javascript.
loading
Coarctation of the aorta in a young female treated with left subclavian artery to descending thoracic aorta bypass: a case report.
Abuji, Kishore; Vaddavalli, Venkata Vineeth; Kumar, Deepak; Maheshwari, Naveen; Gorsi, Ujjwal; Kaman, Lileswar; Savlania, Ajay.
Afiliação
  • Abuji K; Post Graduate Institute of Medical Education and Research - PGIMER, Chandigarh, India.
  • Vaddavalli VV; Post Graduate Institute of Medical Education and Research - PGIMER, Chandigarh, India.
  • Kumar D; Post Graduate Institute of Medical Education and Research - PGIMER, Chandigarh, India.
  • Maheshwari N; Post Graduate Institute of Medical Education and Research - PGIMER, Chandigarh, India.
  • Gorsi U; Post Graduate Institute of Medical Education and Research - PGIMER, Chandigarh, India.
  • Kaman L; Post Graduate Institute of Medical Education and Research - PGIMER, Chandigarh, India.
  • Savlania A; Post Graduate Institute of Medical Education and Research - PGIMER, Chandigarh, India.
J Vasc Bras ; 21: e20220018, 2022.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-36660101
RESUMO
A coarctação da aorta é uma anomalia congênita rara, com incidência de 6-8% entre todos os problemas cardíacos congênitos. É geralmente diagnosticada na infância durante o exame clínico de rotina, e os adultos normalmente apresentam hipertensão. Diversas investigações, como ecocardiografia transtorácica, tomografia computadorizada e angiorressonância magnética, podem auxiliar no diagnóstico. O prognóstico depende da idade na apresentação e da gravidade da coarctação. As opções de tratamento disponíveis são o reparo aberto e o reparo endovascular. O bypass extra-anatômico é a opção preferida em caso de anatomia desfavorável. O acompanhamento de longo prazo é necessário após o reparo devido ao risco de reestenose e formação de aneurisma. Descrevemos o caso de uma jovem do sexo feminino que apresentou hipertensão, a qual foi diagnosticada como coarctação da aorta. Foi realizada derivação da artéria subclávia esquerda para a aorta torácica descendente. O pós-operatório transcorreu sem intercorrências, e a paciente apresentou melhora da hipertensão.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies Idioma: En Revista: J Vasc Bras Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Índia País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies Idioma: En Revista: J Vasc Bras Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Índia País de publicação: Brasil