Your browser doesn't support javascript.
loading
DOES PERICAPSULAR ANESTHETIC BLOCK IMPROVE THE POSTOPERATIVE PERIOD IN TRANSTROCHANTERIC FRACTURES?
Tavares, Bruno Silva; Machado, Rafael DE Almeida; Arruda, Ulisses Tavares DE; Oliveira, Leandro Alves DE.
Afiliação
  • Tavares BS; Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, Goiânia, GO, Brazil.
  • Machado RA; Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, Goiânia, GO, Brazil.
  • Arruda UT; Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, Goiânia, GO, Brazil.
  • Oliveira LA; Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, Goiânia, GO, Brazil.
Acta Ortop Bras ; 30(4): e258190, 2022.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-36092180
RESUMO
Objetivo: Avaliar a dor e a mobilidade em pacientes com fraturas transtrocantéricas submetidos à osteossíntese com bloqueio do grupo de nervos pericapsulares (PENG) e comparar a pacientes que não receberam o bloqueio. Métodos: Foram analisados os prontuários de 49 pacientes e coletados dados referentes a: idade, sexo, avaliação anestésica, causa do trauma, locomoção, classificação da fratura, tipo de anestesia utilizada, técnica anestésica, dor, administração de opioide e deambulação com carga parcial. Resultados: Dos 49 pacientes, 17 (34,7%) receberam o bloqueio PENG. Após a cirurgia, a maioria dos pacientes queixou-se de dor e foi administrado opioide (67,3%), sendo a maior frequência no grupo sem o bloqueio PENG (93,3%). A maioria dos pacientes que receberam bloqueio PENG deambularam em até 6h após a cirurgia (52,9%) e todos recuperaram a capacidade de deambular até a alta hospitalar (48h), diferindo do grupo que não recebeu o bloqueio PENG (p = 0,012). Houve diferença significativa entre os grupos em relação à frequência de relatos de dor moderada a forte (p = 0,003). Conclusão: O uso de bloqueio PENG em pacientes com fraturas transtrocantéricas submetidos à osteossíntese pode auxiliar na diminuição da dor pós-operatória, deambulação precoce com carga parcial e menor necessidade de uso de opioides. Nível de Evidência III, Estudo Retrospectivo Comparativo.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil