Your browser doesn't support javascript.
loading
[Revisiting definitions and natures of intersectoriality: a theoretical essay]. / Revisitando definições e naturezas da intersetorialidade: um ensaio teórico.
Prado, Nília Maria de Brito Lima; Aquino, Rosana; Hartz, Zulmira Maria de Araújo; Santos, Hebert Luan Pereira Campos Dos; Medina, Maria Guadalupe.
Afiliação
  • Prado NMBL; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Universidade Federal da Bahia. R. Hormindo Barros 58, Quadra 17, Lote 58, Candeias. 45029-094 Vitória da Conquista BA Brasil. nilia.prado@ufba.br.
  • Aquino R; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. Vitória da Conquista BA Brasil.
  • Hartz ZMA; Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa Portugal.
  • Santos HLPCD; Instituto Multidisciplinar em Saúde, Universidade Federal da Bahia. Vitória da Conquista BA Brasil.
  • Medina MG; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. Vitória da Conquista BA Brasil.
Cien Saude Colet ; 27(2): 593-602, 2022 Feb.
Article em Pt | MEDLINE | ID: mdl-35137815
RESUMO
Este ensaio teórico aborda definições e características centrais das ações intersetoriais para a saúde. Tem como objetivo, portanto, refletir sobre o conhecimento produzido a respeito das concepções e da natureza das ações intersetoriais para a saúde. Para a construção das análises, realizou-se uma revisão integrativa a partir de publicações referentes ao período de 2000 a 2019 identificadas nas bases de dados Lilacs, SciELO, Web of Science e Science Direct. O corpus contemplou 12 artigos, sendo analisados os aspectos relacionados com a finalidade, o propósito ou o método da ação intersetorial, sendo possível traçar similaridades e contrastes entre as definições. Diante da opacidade na construção de definições, coube situar que existe uma construção sócio-histórica dos conceitos, mas as definições provisórias expressam certo borramento ou apagamento que se encontram em disputa no interior do campo da saúde e que podem direcionar a distintos pontos de vista e constituir barreiras para incluir a implementação das ações intersetoriais relacionadas à promoção da saúde nas práticas cotidianas. De tais reflexões derivaram um conjunto de proposições acerca das naturezas das ações intersetoriais para a saúde, com vistas a contribuir para o debate sobre a temática.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Promoção da Saúde Tipo de estudo: Prognostic_studies Limite: Humans Idioma: Pt Revista: Cien Saude Colet Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Promoção da Saúde Tipo de estudo: Prognostic_studies Limite: Humans Idioma: Pt Revista: Cien Saude Colet Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil