Your browser doesn't support javascript.
loading
EXPRESSION OF E-CADHERIN AND CLAUDIN-3 IN THE COLONIC EPITHELIUM AFTER THE INFLIXIMAB THERAPY: EXPERIMENTAL MODEL OF DISUSE COLITIS. / EXPRESSÃO DE E-CADERINA E CLAUDINA-3 NO EPITÉLIO CÓLICO APÓS TERAPIA COM INFLIXIMABE: MODELO EXPERIMENTAL DE COLITE DE EXCLUSÃO.
Alves, Antonio José Tiburcio; Goto, Eduardo Felipe Kim; Pereira, José Aires; Domingues, Fernanda Aparecida; Ávila, Mariane Grandi de; Coy, Claudio Saddy Rodrigues; Martinez, Carlos Augusto Real.
Afiliação
  • Alves AJT; Departamento de Cirurgia, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp, Campinas - São Paulo - Brasil.
  • Goto EFK; Departamento de Cirurgia, Universidade São Francisco, Bragança Paulista - São Paulo - Brasil.
  • Pereira JA; Departamento de Cirurgia, Universidade São Francisco, Bragança Paulista - São Paulo - Brasil.
  • Domingues FA; Departamento de Cirurgia, Universidade São Francisco, Bragança Paulista - São Paulo - Brasil.
  • Ávila MG; Departamento de Cirurgia, Universidade São Francisco, Bragança Paulista - São Paulo - Brasil.
  • Coy CSR; Departamento de Cirurgia, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp, Campinas - São Paulo - Brasil.
  • Martinez CAR; Departamento de Cirurgia, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp, Campinas - São Paulo - Brasil.
Arq Bras Cir Dig ; 34(4): e1639, 2022.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-35107501
RESUMO
OBJETIVO: A etiopatogenia da colite por desuso (DC) ainda não foi totalmente elucidada. As principais teorias consideram que a doença pode estar relacionada ao aumento de bactérias anaeróbias, falta de suprimento de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) e distúrbios imunológicos que se desenvolvem em segmentos colorretais desprovidos de trânsito fecal. Verificar se a aplicação de infliximabe modifica o conteúdo tecidual das proteínas E-caderina e claudina-3 no epitélio cólico de ratos sem trânsito intestinal. MÉTODOS: Vinte dois ratos foram submetidos a derivação do trânsito intestinal pelo procedimento de Hartmann. Eles permaneceram com o ostoma por 12 semanas para permitir o desenvolvimento da colite de exclusão. Em seguida, foram divididos em três grupos experimentais: seis animais receberam 2,0 ml de solução salina/semana, oito infliximabe na dose de 5 mg/Kg/semana e, os demais, infliximabe na dose de 10 mg/Kg/semana por 5 semanas consecutivas. Em seguida, os animais foram eutanasiados e os segmentos cólicos com e sem trânsito intestinal foram removidos. A colite por desuso foi diagnosticada pelas alterações histológicas definidas por uma escala previamente validada. Expressão tecidual de E-caderina e claudina-3 foi avaliada por imuno-histoquímica, e o conteúdo tecidual de ambas as proteínas foi quantificado por análise de imagem assistida por computador. RESULTADOS: Segmentos cólicos exclusos de trânsito fecal apresentaram maior grau de inflamação do que os expostos ao trânsito fecal. Inflamação foi menor nos animais tratados com infliximabe, independente da dose utilizada. Níveis de E-caderina e claudina-3 estavam reduzidos no cólon excluso. O tratamento com infliximabe aumentou os níveis das proteínas em segmentos do cólon sem trânsito intestinal, principalmente nos animais que receberam a dose de 10mg/kg/semana. CONCLUSÃO: Infliximabe reduz inflamação nos segmentos do cólon excluso e aumenta o conteúdo tecidual de E-caderina e claudina-3, especialmente na concentração de 10mg/kg/semana.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Colite Limite: Animals Idioma: En / Pt Revista: Arq Bras Cir Dig Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Colite Limite: Animals Idioma: En / Pt Revista: Arq Bras Cir Dig Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil