Your browser doesn't support javascript.
loading
Speech therapy´s intervention for falling prevention in aging. / Intervenção fonoaudiológica na prevenção de quedas no envelhecimento.
Taguchi, Carlos Kazuo; Araújo, Brenda Carla Lima; Santana, Leonardo Santos de; Santos, Raissa Valença de Souza; Teixeira, Jacqueline Pitanga; Silva, Allan Robert da.
Afiliação
  • Taguchi CK; Universidade Federal de Sergipe - UFS - São Cristóvão (SE), Brasil.
  • Araújo BCL; Universidade Federal de Sergipe - UFS - São Cristóvão (SE), Brasil.
  • Santana LS; Universidade Federal de Sergipe - UFS - São Cristóvão (SE), Brasil.
  • Santos RVS; Hospital Universitário, Universidade Federal de Sergipe - UFS - Aracaju (SE), Brasil.
  • Teixeira JP; Hospital Universitário, Universidade Federal de Sergipe - UFS - Aracaju (SE), Brasil.
  • Silva ARD; Universidade Federal de Sergipe - UFS - São Cristóvão (SE), Brasil.
Codas ; 33(6): e20200312, 2021.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-34586329
RESUMO
OBJETIVO: Verificar a eficácia de uma intervenção fonoaudiológica para diminuição do risco de quedas. MÉTODO: Estudo exploratório e de intervenção em que 148 voluntários socialmente ativos, de ambos os sexos, com média de 68,6(±6,5) anos foram avaliados pelo Dynamic Gait Index (DGI)­Brazilian brief e o Timed Up and Go (TUG). Todos os voluntários, com e sem risco para quedas, foram convidados para o programa de intervenção realizado em cinco semanas consecutivas, com duração de 50 minutos baseados nos exercícios de Cawthorne e Cooksey. Destes, 72 com 68,1(±6,5) anos, com e sem riscos para quedas, que participaram de, pelos menos, três encontros foram reavaliados. Foram utilizados o teste de Wilcoxon, Qui-quadrado, Spearman e Matriz de Correlação, com p≤5,0%. RESULTADOS: Inicialmente, 37(25,0%) e 106(71,6%) dos voluntários apresentaram, respectivamente, riscos para quedas no DGI­Brazilian brief e no TUG. Verificou-se correlação negativa do DGI-Brazilian brief (p=0,034) e positiva com o TUG (p=0,0071) com a idade e entre os dois instrumentos (p=0,00000016). Na comparação dos dados iniciais e finais de 72 voluntários averiguou-se correlação positiva no DGI-Brazilian brief e TUG no teste do Qui-quadrado e de Wilkoxon. Foi observado melhor desempenho nestes testes após a intervenção. CONCLUSÃO: A intervenção foi eficaz, uma vez que diminuiu o risco para quedas e melhorou o desempenho da marcha e equilíbrio funcional e dinâmico.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Fonoterapia / Acidentes por Quedas Limite: Aged / Female / Humans / Male Idioma: En / Pt Revista: Codas Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Fonoterapia / Acidentes por Quedas Limite: Aged / Female / Humans / Male Idioma: En / Pt Revista: Codas Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil