Your browser doesn't support javascript.
loading
[Fatigue and quality of life among professional ballroom dancers in Brazil]. / Fadiga e qualidade de vida em bailarinos profissionais de dança de salão no Brasil.
Cardoso, Allana Alexandre; Reis, Nycolle Martins; Silva, Jaqueline da; Borgatto, Adriano; Folle, Alexandra; Resende, Rui; Guimarães, Adriana Coutinho de Azevedo.
Afiliação
  • Cardoso AA; Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Campus Universitário s/n, Trindade. 88040-900 Florianópolis SC Brasil. allana.alexandre@gmail.com.
  • Reis NM; Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis SC Brasil.
  • Silva JD; Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Campus Universitário s/n, Trindade. 88040-900 Florianópolis SC Brasil. allana.alexandre@gmail.com.
  • Borgatto A; Departamento de Informática e Estatística, UFSC. Florianópolis SC Brasil.
  • Folle A; Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis SC Brasil.
  • Resende R; Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Campus Universitário s/n, Trindade. 88040-900 Florianópolis SC Brasil. allana.alexandre@gmail.com.
  • Guimarães ACA; Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis SC Brasil.
Cien Saude Colet ; 26(2): 757-764, 2021 Feb.
Article em Pt | MEDLINE | ID: mdl-33605350
RESUMO
Objetivou-se analisar a relação entre a qualidade de vida, a fadiga e as lesões em bailarinos brasileiros profissionais de dança de salão. Participaram 320 profissionais das cinco regiões do Brasil, sendo a coleta de dados realizada por meio de um questionário online autoaplicável acerca das informações gerais, WHOQOL-bref, Questionário de Fadiga de Yoshitake e Questionário de Identificação de Lesões em Bailarinos. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, seguida da análise inferencial e do teste de Regressão Linear Múltipla. Os resultados demonstram que uma maior fadiga está associada a uma qualidade de vida negativa, evidenciando-se que, a cada valor a mais na fadiga total, espera-se que a qualidade de vida diminuísse 0.218 pontos no domínio físico; 0.226 pontos no domínio psicológico; 0.420 pontos no domínio social; e 0.304 pontos no domínio ambiental. Em contrapartida, a incidência e a intensidade de lesões não foram associadas com a qualidade de vida. Conclui-se que o contexto da dança de salão profissional pode influenciar tanto na presença de fadiga quanto na qualidade de vida. Sugere-se aos profissionais de saúde que atuam com estes bailarinos através de intervenções multifatoriais objetivando diminuir a fadiga, atenuando os efeitos desta na qualidade de vida.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Qualidade de Vida / Dança Aspecto: Patient_preference Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Revista: Cien Saude Colet Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Qualidade de Vida / Dança Aspecto: Patient_preference Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Revista: Cien Saude Colet Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil