Your browser doesn't support javascript.
loading
[Equity and the Cuban National Health System's response to COVID-19Equidade e resposta do Sistema Nacional de Saúde de Cuba à pandemia de COVID-19]. / Equidad y respuesta del Sistema Nacional de Salud de Cuba ante la COVID-19.
Mas Bermejo, Pedro; Sánchez Valdés, Lizet; Somarriba López, Lorenzo; Valdivia Onega, Nelly Cristina; Vidal Ledo, María Josefina; Alfonso Sánchez, Ileana; Seuc Jo, Armando; Almeida Cruz, Yudivian; Morales Ojeda, Roberto.
Afiliação
  • Mas Bermejo P; Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri La Habana Cuba Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, La Habana, Cuba.
  • Sánchez Valdés L; Centro de Inmunología Molecular La Habana Cuba Centro de Inmunología Molecular, La Habana, Cuba.
  • Somarriba López L; Ministerio de Salud Pública La Habana Cuba Ministerio de Salud Pública, La Habana, Cuba.
  • Valdivia Onega NC; Centro Internacional de Salud La Pradera La Habana Cuba Centro Internacional de Salud La Pradera, La Habana, Cuba.
  • Vidal Ledo MJ; Escuela Nacional de Salud Pública La Habana Cuba Escuela Nacional de Salud Pública, La Habana, Cuba.
  • Alfonso Sánchez I; Centro Nacional de Información de Ciencias Médicas La Habana Cuba Centro Nacional de Información de Ciencias Médicas, La Habana, Cuba.
  • Seuc Jo A; Instituto Nacional de Higiene, Epidemiología y Microbiología La Habana Cuba Instituto Nacional de Higiene, Epidemiología y Microbiología, La Habana, Cuba.
  • Almeida Cruz Y; Consejo de Ministros La Habana Cuba Consejo de Ministros, La Habana, Cuba.
  • Morales Ojeda R; Consejo de Ministros La Habana Cuba Consejo de Ministros, La Habana, Cuba.
Rev Panam Salud Publica ; 44: e138, 2020.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-33337442
RESUMO
O Sistema Nacional de Saúde de Cuba tem assegurado uma resposta eficaz e com equidade ao enfrentar a pandemia de COVID-19. A cobertura de saúde universal e gratuita baseada na atenção primária se pauta no princípio da equidade. Mais recursos são destinados às áreas de nível socioeconômico mais baixo que concentram risco de saúde maior e a seguir, nesta ordem, às áreas de nível socioeconômico médio e alto. Assim, a taxas de letalidade tem sido semelhante nos três níveis e a taxa nacional é uma das mais baixas da Região. Antes de o primeiro caso de COVID-19 ter sido detectado em Cuba, preparou-se o Plano para prevenção e controle do coronavírus com participação multissetorial. Quando o primeiro caso da doença foi confirmado, instituiu-se o Grupo de trabalho temporário para combater a COVID-19 como um órgão assessor do governo. As ações de combate à pandemia começam na comunidade com medidas preventivas, prosseguem nos centros de isolamento e retornam à comunidade com medidas de vigilância sanitária e o acompanhamento dos pacientes recuperados. E, seguindo o princípio de territorialidade, laboratórios de diagnóstico molecular foram instituídos nas províncias onde eles inexistiam. A atenção médica, o tratamento gratuito, a preparação de um plano de governo único intersetorial nacional, o emprego de estratégias próprias para pesquisa, diagnóstico e rastreio de casos e a implementação de um protocolo universal para prevenção da doença e tratamento dos casos confirmados possibilitaram controlar a doença de uma perspectiva de equidade em saúde.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline / Screening_studies Aspecto: Equity_inequality País/Região como assunto: Cuba Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article País de afiliação: Cuba País de publicação: Estados Unidos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline / Screening_studies Aspecto: Equity_inequality País/Região como assunto: Cuba Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article País de afiliação: Cuba País de publicação: Estados Unidos