Your browser doesn't support javascript.
loading
Posterior cingulate gyri metabolic alterations in HIV-positive patients with and without memory deficits.
Corrêa, Diogo G; van Duinkerken, Eelco; Zimmermann, Nicolle; Fonseca, Rochele P; Gasparetto, Emerson L.
Afiliação
  • Corrêa DG; Department of Radiology, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • van Duinkerken E; Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI)/DASA, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Zimmermann N; Center for Epilepsy, Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Fonseca RP; Department of Medical Psychology, Amsterdam University Medical Centers, Free University, Amsterdam, the Netherlands.
  • Gasparetto EL; Center for Epilepsy, Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
Radiol Bras ; 53(6): 359-365, 2020.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-33304002
RESUMO
OBJETIVO: Nós avaliamos se os pacientes HIV-positivos com e sem déficits de memória clinicamente significativos e controles saudáveis diferem na espectroscopia de prótons do giro do cíngulo posterior, por ressonância magnética (RM) cerebral. MATERIAIS E MÉTODOS: Vinte e um pacientes HIV-positivos com déficit de memória foram comparados com 15 pacientes HIV-positivos sem déficit de memória e 22 controles, pareados por sexo, idade e escolaridade. As deficiências de memória foram classificadas por meio do desempenho no Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey. A espectroscopia de prótons foi realizada com tempo de eco curto (30 ms), por voxel único, no giro do cíngulo posterior, utilizando aparelho de RM de 1,5 T. RESULTADOS: Os pacientes HIV-positivos com e sem déficit de memória apresentaram aumento da relação colina/creatina no giro do cíngulo posterior, comparados aos controles. Não houve diferenças significativas nas relações metabólicas no grupo HIV-positivo com déficit de memória, em relação ao grupo de pacientes HIV-positivo sem déficit. CONCLUSÃO: Pacientes HIV-positivos com e sem déficits de memória apresentaram relações colina/creatina significativamente aumentadas em relação aos controles, no giro do cíngulo posterior, o que pode refletir inflamação cerebral, alteração do metabolismo da membrana celular, microgliose e/ou astrocitose.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Idioma: En Revista: Radiol Bras Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Idioma: En Revista: Radiol Bras Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil