Your browser doesn't support javascript.
loading
Musculoskeletal complaints, absenteeism and associated factors among cytotechnologists: cross-sectional study.
Santana, Daniela Alves; Cordeiro Araujo-Junior, Mario Lucio; Carvalho, Fabiano Lacerda; Bauer, Jessica Motta; Campello, Laura; de Paula Silva, Neimar; Bello, Alexandre Ribeiro.
Afiliação
  • Santana DA; Pathology Division, José Alencar Gomes da Silva National Cancer Institute - Rio de Janeiro (RJ), Brazil.
  • Cordeiro Araujo-Junior ML; Pathology Division, José Alencar Gomes da Silva National Cancer Institute - Rio de Janeiro (RJ), Brazil.
  • Carvalho FL; Pathology Division, José Alencar Gomes da Silva National Cancer Institute - Rio de Janeiro (RJ), Brazil.
  • Bauer JM; Pathology Division, José Alencar Gomes da Silva National Cancer Institute - Rio de Janeiro (RJ), Brazil.
  • Campello L; Occupational Health Division, José Alencar Gomes da Silva National Cancer Institute - Rio de Janeiro (RJ), Brazil.
  • de Paula Silva N; Pathology Division, José Alencar Gomes da Silva National Cancer Institute - Rio de Janeiro (RJ), Brazil.
  • Bello AR; Department of Microbiology, Immunology and Parasitology, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ), Brazil.
Rev Bras Med Trab ; 17(3): 363-369, 2019.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-32368670
RESUMO
INTRODUÇÃO: Citotecnologistas realizam leitura de lâminas citológicas utilizando o microscópio óptico. Postura estática, velocidade e repetição dos movimentos são fatores que acarretam o aparecimento de sintomas osteomusculares. OBJETIVOS: Identificar os principais sintomas osteomusculares que afetam os citotecnologistas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Estudar possíveis associações entre absenteísmo de citotecnologistas por sintomas osteomusculares e variáveis individuais e profissionais. Caracterizar o absenteísmo por doenças dos citopatologistas do INCA, entre 2016 e 2017, no que tange o grupo de doenças do sistema osteomuscular. MÉTODO: Estudo transversal, baseado na aplicação do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares. Por meio dos dados do questionário, realizou-se a associação entre as variáveis de exposição e o absenteísmo. Além disso, foram analisados os registros de doenças na Divisão de Saúde do Trabalhador (DISAT) para verificar as principais doenças que resultaram em absenteísmo. As associações foram testadas por meio do Teste de Fisher utilizando o SPSS, versão 20.0, e a significância estatística considerada foi de p<0,05. RESULTADOS: Do total, 34,4% relataram afastamento do trabalho por sintomas osteomusculares. As principais queixas musculoesqueléticas são na coluna cervical (18%). De acordo com os registros da DISAT, os principais motivos de absenteísmo foram por doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (25%). Observou-se relação estatisticamente significativa entre o tempo de trabalho, Índice de Massa Corporal (IMC) e o absenteísmo por sintomas osteomusculares. CONCLUSÃO: As doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo foram os principais motivos de afastamento dos citotecnologistas, existindo associação do absenteísmo com tempo de serviço e IMC elevado.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Rev Bras Med Trab Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Rev Bras Med Trab Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil