Your browser doesn't support javascript.
loading
Occupational health nursing in civil construction: contributions based on Roy's adaptation theory.
Dos Santos Santiago Ribeiro, Beatriz Maria; Martins, Júlia Trevisan; da Silva, Vladimir Araújo; Teston, Elen Ferraz; da-Silva, Aline Cristina; Penha Martins, Eleine Aparecida.
Afiliação
  • Dos Santos Santiago Ribeiro BM; Department of Nursing, Universidade Estadual de Londrina - Londrina (PR), Brazil.
  • Martins JT; Department of Nursing, Universidade Estadual de Londrina - Londrina (PR), Brazil.
  • da Silva VA; Special Coordination of Biosciences and Health, Universidade Federal de Santa Catarina - Curitiba (PR), Brazil.
  • Teston EF; Department of Nursing, Undergraduate nursing course, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (MS), Brazil.
  • da-Silva AC; Department of Nursing, Faculdade de Apucarana - Apucarana (PR), Brazil.
  • Penha Martins EA; Department of Nursing, Universidade Estadual de Londrina - Londrina (PR), Brazil.
Rev Bras Med Trab ; 17(2): 260-267, 2019.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-32270129
RESUMO
Refletir sobre a atuação da enfermagem em uma empresa da construção civil é de fundamental importância, visto que possibilitará aprimorar conhecimentos e revelar outros. Ainda, permitirá que os gestores em conjunto com os trabalhadores busquem estratégias para prevenção de doenças, promoção da saúde e prevenção de agravos. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo descrever as contribuições da enfermagem em uma empresa da construção civil. Trata-se de um estudo de relato descritivo ancorado na Teoria da Adaptação de Callista Roy. Tal relato foi vivenciado no período de agosto de 2017 a março de 2018, o qual descreve atividades cotidianas desenvolvidas pela enfermagem com os trabalhadores e profissionais da área médica. Acredita-se que este estudo contribuirá para desvelar a importância das atividades desenvolvidas pela enfermagem do trabalho, especificamente na construção civil, bem como a relevância de apoiá-las em um referencial teórico científico; e, assim, aumentar a qualidade de vida no trabalho, buscando cada vez mais um ambiente laboral saudável para todos os envolvidos sem perder de vista a produção.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Aspecto: Patient_preference Idioma: En Revista: Rev Bras Med Trab Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Aspecto: Patient_preference Idioma: En Revista: Rev Bras Med Trab Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil