Your browser doesn't support javascript.
loading
Performance-based instrument to assess functional capacity in community-dwelling older adults.
Becattini-Oliveira, Ana Cláudia; Câmara, Leonardo Cardoso Portela; Dutra, Douglas de Farias; Sigrist, Antonia de Azevedo Falcão; Charchat-Fichman, Helenice.
Afiliação
  • Becattini-Oliveira AC; Psychology Department, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Câmara LCP; Psychology Department, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Dutra DF; Psychology Institute, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Sigrist AAF; Psychology Department, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Charchat-Fichman H; Psychology Department, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
Dement Neuropsychol ; 13(4): 386-393, 2019.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-31844491
RESUMO
Capacidade Funcional (CF) é um mediador entre as funções neuropsicológica e a funcionalidade no mundo real, mas existe uma falta de evidências da sua correlação em idosos vivendo em comunidade. Objetivo: O objetivo foi determinar a CF de idosos da comunidade utilizando o UCSD Performance-based Skills Assessment (UPSA) e avaliar sua correlação com testes de rastreio cognitivo. Métodos: Participantes de casas de convivência foram selecionados conforme critérios de inclusão: fluência no Português; 60 ou mais anos; auto relato de independência. Critérios de exclusão foram: demência ou outro diagnóstico do DSM-5; ideação suicida ou tentativa, não adesão a ao estudo; envolvimento em estudo farmacológicos ou intervenção psicoterápica. A CF foi determinado pelo UPSA, UPSA abreviado (UPSA-B) e escala Instrumental de Atividade de Vida Diária (AIVD). O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Teste de Memória de Figuras (TMF), Teste de Fluência Verbal (TFV) e Teste do Desenho do Relógio (TDR) foram utilizados no rastreio cognitivo. Um total de 35 sujeitos com idade média de 72 anos, predominantemente do sexo feminino (88,6%) e escolaridade média de 11,25 anos foram avaliados. Resultados: A pontuação média do UPSA e UPSA-B foram 78,5 e 70, respectivamente. Uma correlação foi observada entre o UPSA e AIVD, MEEM e TFV. Conclusão: O UPSA é um teste de rastreamento da CF de idosos da comunidade apresentando correlação positiva com testes de rastreio cognitivo.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil