Your browser doesn't support javascript.
loading
[Special excise tax on food and beverages and its impact on inflation in Mexico in terms of dynamics, persistence, and change of regimeImposto especial para alimentos e bebidas e seu impacto na inflação no México: dinâmica, persistência e mudança de regime]. / Impuesto especial a alimentos y bebidas y su impacto en la inflación en México: dinámica, persistencia y cambio de régimen.
Mendoza-Velázquez, Alfonso; Aguirre Sedeño, Dillan.
Afiliação
  • Mendoza-Velázquez A; Centro de Investigación e Inteligencia Económica (CIIE) Universidad -Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP) Puebla México Centro de Investigación e Inteligencia Económica (CIIE), Universidad -Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), Puebla, México.
  • Aguirre Sedeño D; Centro de Investigación e Inteligencia Económica (CIIE) Universidad -Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP) Puebla México Centro de Investigación e Inteligencia Económica (CIIE), Universidad -Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), Puebla, México.
Rev Panam Salud Publica ; 43: e88, 2019.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-31772564
RESUMO
OBJETIVO: Estudar a força de transferência, transição e persistência do imposto especial sobre produtos e serviços (IEPS) para alimentos e bebidas de alta densidade calórica na taxa anual de inflação destes alimentos e refrigerantes, em vigor desde janeiro de 2014. MÉTODOS: As taxas anuais de inflação foram calculadas para cada alimento e bebida para o período de janeiro de 2010 a dezembro de 2016 com base em dados mensais do índice nacional de preços ao consumidor (INPC). Um modelo de mudança de regime foi usado para estimar a repercussão do imposto na dinâmica inflacionária de alimentos e bebidas bem como a transição, persistência e possíveis suspensões do imposto. RESULTADOS: A dinâmica inflacionária dos alimentos de alta densidade calórica e de refrigerantes sobre os quais incide o imposto apresenta grande variação. O imposto foi gradualmente transferido à dinâmica inflacionária de alguns produtos de alta densidade calórica e, posteriormente, houve um retorno aos níveis inflacionários anteriores à tributação. A continuidade do imposto não tem influenciado a dinâmica inflacionária dos alimentos desde 2015. CONCLUSÕES: O imposto deve vir acompanhado de medidas para facilitar sua persistência e transferência à dinâmica inflacionária dos produtos tributados. A arrecadação destes impostos deve estimular e facilitar o consumo de alternativas de alimentos saudáveis, bem como vir acompanhado de medidas educativas para mudar os hábitos de consumo de forma sustentada a médio e longo prazo.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies País/Região como assunto: Mexico Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de publicação: Estados Unidos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies País/Região como assunto: Mexico Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de publicação: Estados Unidos