Your browser doesn't support javascript.
loading
[A convergence of "adequate" and "healthy": an analysis of the notion of adequate and healthy diet in public policies in Brazil]. / A confluência entre o "adequado" e o "saudável": análise da instituição da noção de alimentação adequada e saudável nas políticas públicas do Brasil.
Paiva, Janaína Braga de; Magalhães, Lílian Miranda; Santos, Sandra Maria Chaves Dos; Santos, Lígia Amparo da Silva; Trad, Leny Alves Bomfim.
Afiliação
  • Paiva JB; Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.
  • Magalhães LM; Escola de Nutrição, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.
  • Santos SMCD; Escola de Nutrição, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.
  • Santos LADS; Escola de Nutrição, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.
  • Trad LAB; Escola de Nutrição, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.
Cad Saude Publica ; 35(8): e00250318, 2019 09 02.
Article em Pt | MEDLINE | ID: mdl-31483003
RESUMO
No âmbito das políticas públicas brasileiras para alimentação e nutrição e para segurança alimentar e nutricional, a partir da virada do século XXI, observa-se que a alimentação deixou de ser adjetivada somente como "saudável" e passou também a ser referida como "adequada". Essas noções vêm sendo construídas e defendidas socio-historicamente e passando por ampliações e ressignificações ao longo do tempo. Propôs-se neste estudo analisar como se instituiu a expressão "alimentação adequada e saudável" no Brasil. Foi realizada uma análise documental tendo em vista elucidar o desenvolvimento conceitual dos termos em questão no contexto brasileiro. Foram analisados documentos institucionais, a exemplo dos textos originais dos campos da segurança alimentar e nutricional e da alimentação e nutrição. Observa-se uma transição no modo de pensar a alimentação saudável no campo da alimentação e nutrição, antes centrada no estatuto do nutriente. Atualmente, tratamos de uma compreensão ampliada sobre a noção de alimentação, que a partir do debate sobre a superação do foco no componente nutricional dos alimentos, inclui a compreensão sobre um direito humano fundamental, bem como a compreensão sobre as questões socioculturais e afetivas do comer e sobre as questões da sustentabilidade ambiental da produção de alimentos com base em modelos produtivos pautados em princípios agroecológicos e da soberania alimentar. Argumenta-se que a combinação entre as expressões é representativa do esforço em aproximar as compreensões e os debates dos campos da segurança alimentar e nutricional e da alimentação e nutrição no que se refere à polissêmica noção de alimentação.
RESUMEN
En el ámbito de las políticas públicas brasileñas respecto a alimentación y nutrición, así como seguridad alimentaria y nutricional, tras la entrada en el siglo XXI, se observa que la alimentación dejó de ser denominada solamente como "saludable", y se pasó también a referirse a ella como "adecuada". Estas nociones han sido construidas y defendidas socio-históricamente y han pasado por ampliaciones conceptuales y resignificaciones a lo largo del tiempo. En este estudio se propuso analizar cómo se instituyó la expresión "alimentación adecuada y saludable" en Brasil. Se realizó un análisis documental, teniendo como meta elucidar el desarrollo conceptual de los términos en cuestión dentro del contexto brasileño. Se analizaron documentos institucionales, como por ejemplo, trabajos originales en los campos de la seguridad alimentaria y nutricional y de la alimentación y nutrición. Se observa una transición en el modo de concebir la alimentación saludable en el campo de la alimentación y nutrición, antes centrada en la composición de los nutrientes. Actualmente, existe una comprensión más amplia sobre la noción de alimentación, a partir del debate sobre su superación cuando se centraba en el componente nutricional de los alimentos, que incluye la inclusión de un derecho humano fundamental, así como de cuestiones socioculturales y afectivas que conlleva comer, además de razones de sostenibilidad ambiental en la producción de alimentos, conforme a modelos productivos orientados sobre principios agroecológicos y de soberanía alimentaria. Se argumenta que la combinación entre las expresiones es representativa del esfuerzo para aproximar las interpretaciones y los debates de los campos de la seguridad alimentaria y nutricional y de la alimentación y nutrición en lo que se refiere a la noción polisémica de alimentación.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Política Nutricional / Abastecimento de Alimentos / Dieta Saudável Tipo de estudo: Prognostic_studies Aspecto: Determinantes_sociais_saude Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Revista: Cad Saude Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Política Nutricional / Abastecimento de Alimentos / Dieta Saudável Tipo de estudo: Prognostic_studies Aspecto: Determinantes_sociais_saude Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Revista: Cad Saude Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil