Your browser doesn't support javascript.
loading
[Proposed Pedestrian Crosswalk Safety Rating for Mexico CityProposta de um índice de segurança de travessia de pedestres para a Cidade do México]. / Propuesta de un índice de seguridad de cruces peatonales para la Ciudad de México.
López, Ruth Pérez; Escamilla, Jorge Alberto Montejano; Cos, Camilo Alberto Caudillo; Fabela, Luz Yazmín Viramontes; Meaney, Tonatiuh Suárez; Gama, Amílcar Morales; Arreola, Mario Ledesma; Castañeda, María de Los Dolores Sánchez.
Afiliação
  • López RP; Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, Ciudad de México.
  • Escamilla JAM; Centro de Investigación en Ciencias de Información Geoespacial, Ciudad de México, México.
  • Cos CAC; Centro de Investigación en Ciencias de Información Geoespacial, Ciudad de México, México.
  • Fabela LYV; Centro de Estudios de Movilidad Peatonal A.C., Ciudad de México, México.
  • Meaney TS; Instituto de Geografía de la Universidad Nacional Autónoma de México, Ciudad de México, México.
  • Gama AM; Centro de Investigación en Ciencias de Información Geoespacial, Ciudad de México, México.
  • Arreola ML; Centro de Investigación en Ciencias de Información Geoespacial, Ciudad de México, México.
  • Castañeda MLDS; Instituto Tecnológico Autónomo de México, Ciudad de México, México.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-31093230
RESUMO
OBJETIVO: Propor um índice de segurança de travessia de pedestres (ISTP) para as principais vias públicas na Cidade do México para classificar as travessias de pedestres semaforizadas e comparar o ISTP com os dados de trânsito para comprovar empiricamente se existe associação entre a qualidade dos locais de travessia e a taxa de acidentes. MÉTODOS: Foram identificados os critérios do índice com uma revisão do conhecimento atual e os critérios para gerar o ISTP foram ponderados com uso do método de análise de decisão multicritério e delineamento e avaliação de uma amostra aleatória estratificada de travessias de pedestres (n = 490). RESULTADOS: Com respeito à avaliação das travessias com o uso do ISTP, verificou-se que 91,3% das travessias avaliadas na Cidade do México não têm condições ideais para resguardar a segurança dos pedestres, com o macrocritério "acessibilidade" com a pior qualificação. Quanto à modelagem, observou-se que a mescla de usos do solo e a distância da travessia são as variáveis explicativas mais importantes para predizer a ocorrência de acidentes de trânsito. CONCLUSÕES: A análise demonstrou com relativo sucesso a relação entre algumas variáveis (critérios) que compõem o ISTP e acidentes de trânsito. Houve uma coerência teórica em muitos casos, porém em outros suscitou dúvidas a serem investigadas.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Clinical_trials / Prognostic_studies País/Região como assunto: Mexico Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de publicação: Estados Unidos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Clinical_trials / Prognostic_studies País/Região como assunto: Mexico Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de publicação: Estados Unidos