Your browser doesn't support javascript.
loading
[Application of eHealth in the Cuban contextAplicação da eSaúde no contexto cubano]. / Aplicación de la eSalud en el contexto cubano.
Vidal, M Niurka Vialart; Ledo, María J Vidal; Domínguez, Yanetsys Sarduy; Ramos, Ariel Delgado; Díaz, Alfredo Rodríguez; Estévez, Ileana Fleitas; Morejón, Madelayne Muñoz; Mariño, Xaily Gavilondo; Matar, Rodolfo Pérez.
Afiliação
  • Vidal MNV; Escuela Nacional de Salud Pública, La Habana, Cuba.
  • Ledo MJV; Escuela Nacional de Salud Pública, La Habana, Cuba.
  • Domínguez YS; Escuela Nacional de Salud Pública, La Habana, Cuba.
  • Ramos AD; Ministerio de Salud Pública, La Habana, Cuba.
  • Díaz AR; Ministerio de Salud Pública, La Habana, Cuba.
  • Estévez IF; Organización Panamericana de la Salud, La Habana, Cuba.
  • Morejón MM; Escuela Nacional de Salud Pública, La Habana, Cuba.
  • Mariño XG; Escuela Nacional de Salud Pública, La Habana, Cuba.
  • Matar RP; Escuela Nacional de Salud Pública, La Habana, Cuba.
Rev Panam Salud Publica ; 42: e19, 2018.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-31093048
RESUMO
As descobertas e desafios decorrentes da aplicação da eSaúde no contexto cubano para apoiar a saúde universal são expostos. O Ministério da Saúde Pública definiu a Estratégia de informatização, cujas linhas de trabalho são baseadas nos componentes declarados na Estratégia e Plano de Ação da eSaúde da Organização Pan-Americana da Saúde e na Política de Informatização da Sociedade aprovada pelo governo cubano. O artigo especifica as ações da estratégia cubana para resolver as limitações da infra- estrutura tecnológica, desenvolver plataformas, ferramentas e aplicações que exigem serviços de saúde, e estimular nos profissionais as habilidades para usá-los. Os resultados da eSaúde em Cuba são o produto da aplicação e avaliação da estratégia aplicada no âmbito da melhoria do setor da saúde, através de projetos como o registro médico eletrônico chamado Galen Clínicas, a preparação do capital humano e os recursos de informação e educação a distância da Rede Telémática de Saúde Infomed. Estes modelos de solidariedade e trabalho colaborativo em redes contribuíram para a saúde universal e impactaram positivamente no sistema de saúde, além das fronteiras. Os desafios da eSaúde consistem no desenvolvimento de iniciativas em saúde móvel, em que há pouca experiência; telemedicina, cujo projeto foi interrompido; a integração e interoperabilidade das aplicações; a sustentabilidade das soluções implementadas; a infra-estrutura tecnológica insuficiente; e o fortalecimento do quadro legal.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE País/Região como assunto: Cuba Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article País de afiliação: Cuba País de publicação: Estados Unidos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE País/Região como assunto: Cuba Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article País de afiliação: Cuba País de publicação: Estados Unidos