Your browser doesn't support javascript.
loading
Psychometric properties of cognitive screening for patients with cerebrovascular diseases A systematic review.
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Becker, Natália; Beckenkamp, Carolina Luísa; Miná, Camila Schorr; de Salles, Jerusa Fumagalli; Bandeira, Denise Ruschel.
Afiliação
  • Rodrigues JC; Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • Becker N; Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • Beckenkamp CL; Mestranda em Neurociências, Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn, Bonn, Germany.
  • Miná CS; Psicóloga, Mestranda em Neurociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • de Salles JF; Professora Associada do Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • Bandeira DR; Professora Titular do Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil.
Dement Neuropsychol ; 13(1): 31-43, 2019.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-31073378
RESUMO
Instrumentos de triagem são ideias no contexto clínico hospitalar, uma vez que são fáceis de administrar, rápidos, tem baixo custo e são sensíveis para amostras específicas. Portanto, há a necessidade de se verificar as propriedades psicométricas de instrumentos de triagem para pacientes pós acidente vascular cerebral. OBJETIVO: Este estudo investigou as propriedades psicométricas (procedimentos metodológicos) de triagens cognitivas para pacientes com doenças cerebrovasculares. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática de artigos publicados em PsycINFO, Web of Knowledge, PubMed e Science Direct (2005 a 2016). Apenas 55 artigos permaneceram após a aplicação dos critérios de exclusão. RESULTADOS: As amostras variaram de 20 a 657 pacientes; a maioria dos artigos avaliou indivíduos idosos, com quatro a 13 anos de educação, que sofreram AVC isquêmico e hemorrágico. Houve uma tendência para encontrar evidências de validade relacionadas ao critério e analisar a sensibilidade/especificidade dos instrumentos. Embora os estudos frequentemente apliquem o Mini Exame do Estado Mental (MMSE) e o Montreal Cognitive Assessment (MoCA) para buscar evidências de validade e de fidedignidade, o uso desses instrumentos em pacientes com AVC é criticado por razões relacionadas às suas propriedades psicométricas e funções neuropsicológicas avaliadas. CONCLUSÃO: Embora não exista uma triagem padrão-ouro para avaliação de adultos pós-AVC, os instrumentos construídos especificamente para esta população mostraram-se promissores. Este estudo de revisão contribui tanto aos pesquisadores quanto aos clínicos que desejam selecionar o rastreio mais apropriado para identificar comprometimento cognitivo em adultos pós-AVC.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Prognostic_studies / Screening_studies / Systematic_reviews Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Prognostic_studies / Screening_studies / Systematic_reviews Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil