Your browser doesn't support javascript.
loading
Influence of intraoperative findings on immediate flow through radial-cephalic arteriovenous wrist fistulas for hemodialysis access.
Polimanti, Afonso César; Fürst, Rafael Vilhena de Carvalho; Galego, Sidnei José; Bezerra, Alexandre Sacchetti; Adami, Fernando; Corrêa, João Antônio.
Afiliação
  • Polimanti AC; Faculdade de Medicina do ABC, Disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular, Santo André, SP, Brasil.
  • Fürst RVC; Faculdade de Medicina do ABC, Disciplina de Fundamentos de Cirurgia, Santo André, SP, Brasil.
  • Galego SJ; Faculdade de Medicina do ABC, Disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular, Santo André, SP, Brasil.
  • Bezerra AS; Faculdade de Medicina do ABC, Disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular, Santo André, SP, Brasil.
  • Adami F; Faculdade de Medicina do ABC, Laboratório de Epidemiologia e Análise de Dados, Santo André, SP, Brasil.
  • Corrêa JA; Faculdade de Medicina do ABC, Disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular, Santo André, SP, Brasil.
J Vasc Bras ; 17(3): 208-214, 2018.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-30643506
RESUMO
CONTEXTO: O fluxo adequado de uma fístula arteriovenosa recém-confeccionada depende de múltiplas características dos vasos, bem como de comorbidades do paciente. Diversos estudos associam achados pré-operatórios e suas relações à falha do acesso, mas poucos analisam a influência dos achados encontrados no intraoperatório. OBJETIVOS: Avaliar o valor preditivo desses achados no fluxo imediato de fístulas arteriovenosas radiocefálicas de punho (FAVRCPs) para hemodiálise através de coleta de dados facilmente mensuráveis do intraoperatório. MÉTODOS: Um único cirurgião realizou 101 FAVRCPs em 100 pacientes, em um único centro. Analisou-se o fluxo do pós-operatório imediato através da intensidade do frêmito imediatamente após a confecção do acesso, e os resultados foram comparados com dados demográficos e achados intraoperatórios. As variáveis analisadas foram sexo, idade, comorbidades, extensão da veia visível ao exame físico, presença de calcificação arterial macroscópica, diâmetro venoso máximo e extensão de veia livre de estenose, avaliadas através da cateterização venosa com sonda uretral durante o procedimento. O teste de qui-quadrado foi utilizado tanto para excluir um possível viés de confusão pelo lado do acesso como para avaliar o valor preditivo das variáveis na intensidade do frêmito. RESULTADOS: Não foi identificada diferença significativa nas variáveis segundo o lado do acesso. A ausência de calcificação arterial, a possibilidade de cateterização venosa com sonda de 6 French ou maior, e a sua progressão por mais de 10 cm através do lúmen da veia proximal tiveram correlação com frêmito imediato adequado ao fim do procedimento (p = 0,004, p < 0,001 e p = 0,005, respectivamente). CONCLUSÕES: Nesta série de 101 FAVRCPs, o diâmetro e a progressão de cateter 6 French ou maior através da veia proximal e a ausência de calcificação arterial apresentaram valor preditivo positivo na obtenção de frêmito imediato adequado de FAVRCP para hemodiálise.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Observational_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: J Vasc Bras Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Observational_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: J Vasc Bras Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil