Your browser doesn't support javascript.
loading
Two new virtual reality tasks for the assessment of spatial orientation Preliminary results of tolerability, sense of presence and usability.
da Costa, Raquel Quimas Molina; Pompeu, José Eduardo; de Mello, Daniel Donadio; Moretto, Emerson; Rodrigues, Fernanda Zillig; Dos Santos, Michelle Didone; Nitrini, Ricardo; Morganti, Francesca; Brucki, Sonia Maria Dozzi.
Afiliação
  • da Costa RQM; Departamento de Neurologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP, Brazil.
  • Pompeu JE; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP, Brazil.
  • de Mello DD; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP, Brazil.
  • Moretto E; Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, SP, Brazil.
  • Rodrigues FZ; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP, Brazil.
  • Dos Santos MD; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP, Brazil.
  • Nitrini R; Departamento de Neurologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP, Brazil.
  • Morganti F; Dipartimento di Scienze umane e sociali, Università degli studi di Bergamo, Bergamo, Italy.
  • Brucki SMD; Departamento de Neurologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP, Brazil.
Dement Neuropsychol ; 12(2): 196-204, 2018.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-29988338
RESUMO
A orientação espacial é um domínio cognitivo freqüentemente comprometido na doença de Alzheimer e pode ser um dos primeiros sintomas manifestados. OBJETIVO: Este artigo descreve os resultados de tolerabilidade, sensação de presença e usabilidade de duas tarefas imersivas de realidade virtual para avaliação da orientação espacial, utilizando óculos de RV em adultos. MÉTODOS: 31 adultos saudáveis, ​​recrutados entre estudantes universitários e da comunidade local, realizaram duas tarefas de realidade virtual imersiva para avaliação da orientação espacial: A tarefa SOIVET-Maze para avaliação da capacidade de transposição da orientação alocêntrica para egocêntrica e a tarefa SOIVET-Route para avaliação da memória espacial e reconhecimento de pontos de referência. Os participantes também responderam questionários sobre Sensação de Presença, Sintomas de cybersickness, Perfil de Uso de Tecnologia e Histórico de cinetose. Feedback espontâneo dos participantes foi utilizado como medida de usabilidade. RESULTADOS: Todos os participantes conseguiram compreender as instruções da tarefa e como interagir com o sistema. Ambas tarefas parecem induzir forte sensação de presença, avaliada pelo Questionário de Presença de Witmer e Singer (M=128 e 143 para SOIVET-Maze e SOIVET-Route, respectivamente). A tarefa SOIVET-Route teve uma pequena vantagem numérica em relação à tarefa SOIVET-Maze na pontuação de tolerabilidade avaliada pelo Questionário de Cybersickness (M=4,19, SD=5,576 e M=3,52, SD=6,418 para SOIVET-Maze e SOIVET-Route respectivamente). Além disso, não houve desistências na SOIVET-Route devido a problemas de tolerabilidade, ao contrário da SOIVET-Maze, que teve dois drop-outs. No entanto, essa diferença não foi estatisticamente significativa (Z= -901, p=0,368, teste de postos sinalizados de Wilcoxon).
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Health_technology_assessment Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Health_technology_assessment Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil