Your browser doesn't support javascript.
loading
A comparative analysis of transcranial Doppler parameters acquired during carotid stenting and semi-eversion carotid endarterectomy.
Olveira, Germano da Paz; Guillaumon, Ana Terezinha; Benvindo, Sérgio Clementino; Lima, Joana Mayra Teixeira; Barreto, Sérgio Ricardo Freire; Avelar, Wagner Mauad; Cendes, Fernando.
Afiliação
  • Olveira GDP; Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Departamento de Cirurgia, Campinas, SP, Brazil.
  • Guillaumon AT; Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Departamento de Cirurgia, Campinas, SP, Brazil.
  • Benvindo SC; Centro Universitário Uninovafapi, Teresina, PI, Brazil.
  • Lima JMT; Universidade Federal do Piauí - UFPI, Teresina, PI, Brazil.
  • Barreto SRF; Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Departamento de Neurologia, Campinas, SP, Brazil.
  • Avelar WM; Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Departamento de Neurologia, Campinas, SP, Brazil.
  • Cendes F; Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Departamento de Neurologia, Campinas, SP, Brazil.
J Vasc Bras ; 15(3): 197-204, 2016.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-29930590
RESUMO
CONTEXTO: A endarterectomia carotídea (EC) e a angioplastia carotídea (AC) são propostas para o tratamento de estenoses críticas localizadas na bifurcação carotídea. O monitoramento dos sinais de microembolias (SMs) pela ultrassonografia Doppler transcraniana (UDT) é considerado um método de controle de qualidade para ambas as técnicas. OBJETIVOS: Analisar a distribuição temporal dos SMs ao longo de diferentes estágios da EC por semieversão e da AC, e avaliar o significado das mudanças nas médias das velocidades médias do fluxo na artéria cerebral média ipsilateral (ACM). MÉTODO: Trinta e três procedimentos (17 ECs e 16 ACs) foram monitorados com UDT, e os dados foram coletados prospectivamente para diferenciar os diferentes estágios cirúrgicos (pré, durante e pós-proteção cerebral). Para análise estatística foram usados os testes qui-quadrado, Mann-Whitney, análise de variância (ANOVA) e contraste. RESULTADOS: Em ambos os grupos, os SMs foram distribuídos uniformemente (p = 0,208). Em todos os tempos, o número de SMs foi superior no grupo AC. A média das velocidades médias do fluxo na ACM foi menor durante o tempo de proteção em ambos os grupos. CONCLUSÃO: A EC teve uma menor incidência de SMs que a AC em todos os estágios. A média das velocidades médias na ACM teve comportamento similar em ambos os grupos.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Idioma: En Revista: J Vasc Bras Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Idioma: En Revista: J Vasc Bras Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil