Your browser doesn't support javascript.
loading
EVALUATION OF SURGICAL TREATMENT OF PATIENTS WITH SHOULDER INSTABILITY.
Ikemoto, Roberto Yukio; Murachovsky, Joel; Nascimento, Luis Gustavo Prata; Bueno, Rogerio Serpone; Almeida, Luiz Henrique Oliveira; Kojima, Claudio.
Afiliação
  • Ikemoto RY; . Faculdade de Medicina do ABC, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Santo André, São Paulo, SP, Brazil.
  • Murachovsky J; . Faculdade de Medicina do ABC, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Santo André, São Paulo, SP, Brazil.
  • Nascimento LGP; . Faculdade de Medicina do ABC, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Santo André, São Paulo, SP, Brazil.
  • Bueno RS; . Faculdade de Medicina do ABC, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Santo André, São Paulo, SP, Brazil.
  • Almeida LHO; . Faculdade de Medicina do ABC, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Santo André, São Paulo, SP, Brazil.
  • Kojima C; . Faculdade de Medicina do ABC, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Santo André, São Paulo, SP, Brazil.
Acta Ortop Bras ; 25(6): 266-269, 2017.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-29375257
RESUMO
OBJETIVO: Avaliar os resultados da cirurgia artroscópica em pacientes com instabilidade traumática anterior do ombro. MÉTODOS: Realizamos um estudo retrospectivo de 76 pacientes, com média etária de 28 anos e tempo médio de seguimento pós-operatório de 62 meses. A avaliação foi feita por meio de exame físico, radiográfico e classificação de resultados segundo as escalas funcionais da UCLA e Rowe. RESULTADOS: Os pacientes apresentaram perda de amplitude de movimento em todos os planos, exceto elevação e rotação lateral em abdução de 90º. Na avaliação da escala de Rowe, observamos, em média, melhora estatisticamente significante dos resultados pós-operatórios comparadas às avaliações pré-operatórias, com 89,4% de resultados satisfatórios. Pela escala UCLA, observamos resultados satisfatórios em 97,4% dos casos. Encontramos um índice de recidiva de 6,5%. CONCLUSÃO: A cirurgia artroscópica para o tratamento da instabilidade traumática anterior do ombro é um método eficaz, desde que se respeitem as indicações. Nível de Evidência IV, Série de Casos.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil