Your browser doesn't support javascript.
loading
Verbal behavior in Alzheimer's disease patients: Analysis of phrase repetition.
Cecato, Juliana Francisca; Martinellil, José Eduardo; Bartholomeu, Luana Luz; Basqueira, Ana Paula; Yassuda, Mônica Sanches; Aprahamian, Ivan.
Afiliação
  • Cecato JF; Instituto de Geriatria e Gerontologia de Jundiaí e Faculdade Anhanguera de Jundiaí, Jundiaí SP, Brazil.
  • Martinellil JE; Instituto de Geriatria e Gerontologia de Jundiaí e Faculdade de Medicina de Jundiaí, Jundiaí SP, Brazil.
  • Bartholomeu LL; Faculdade Anhanguera de Jundiaí.
  • Basqueira AP; Faculdade Anhanguera de Jundiaí, Jundiaí SP, Brazil.
  • Yassuda MS; EACH, Universidade de São Paulo, São Paulo SP, Brazil.
  • Aprahamian I; IPq HCFMUSP e Hospital Albert Einstein, São Paulo SP, Brazil.
Dement Neuropsychol ; 4(3): 202-206, 2010.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-29213687
RESUMO
As dificuldades com a linguagem em idosos com Alzheimer (DA) se devem ao fato de que a deterioração não está relacionada apenas à memória semântica, mas um conjunto de fatores cognitivos, os quais demonstram a deficiência nas estratégias de busca de informações lingüísticas. OBJETIVOS: Avaliar a repetição de frases em dois testes cognitivos (MEEM e MoCA), em um grupo de participantes normais e outro com o diagnóstico de DA. MÉTODOS: Estudo transversal com 20 pacientes que procuraram o serviço de saúdo no instituto de geriatria em Jundiaí, São Paulo. Os participantes passaram por anamnese clínica detalhada e avaliação neuropsicométrica. O grupo de participantes com diagnóstico de DA foi feito pelos critérios do DSM-IV e NINCDS-ADRDA. Dez pacientes receberam o diagnóstico de DA e 10 como participantes normais, formando o grupo controle (GC). RESULTADOS: Todos os participantes responderam corretamente a frase do MEEM. As frases do MoCA (frase 2 e 3) foram corretas em 80% e 90% respectivamente no GC. O grupo com DA respondeu corretamente 40% e 50% respectivamente. CONCLUSÕES: O teste MoCA mostrou ser mais eficiente em avaliar o comportamento verbal ecóico em pacientes com DA quando comparados ao MEEM. A simples repetição de frase no MEEM mostrou ser menos sensível para detectar declínio leve de linguagem em pacientes com DA.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil