Your browser doesn't support javascript.
loading
Diagnosis and rehabilitation attempt of a patient with acquired dyslexia.
Carthery-Goulart, Maria Teresa; Senaha, Mirna Lie Hosogi.
Afiliação
  • Carthery-Goulart MT; PhD, Cognitive and Behavioral Neurology Group, University of São Paulo School of Medicine, São Paulo, Brazil.
  • Senaha MLH; PhD, Cognitive and Behavioral Neurology Group, University of São Paulo School of Medicine, São Paulo, Brazil.
Dement Neuropsychol ; 1(1): 89-96, 2007.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-29213373
RESUMO
Embora a dislexia seja uma seqüela comum após lesões cerebrais há poucos estudos sobre a reabilitação deste distúrbio. Modelos de leitura da Neuropsicologia Cognitiva têm sido utilizados para descrever diversas síndromes de dislexia adquirida. A dislexia fonológica é um distúrbio de leitura caracterizado por disfunção do procedimento de conversão grafema-fonema que afeta a capacidade de leitura de palavras de baixa freqüência e de não-palavras. A leitura lexical está preservada e os pacientes podem ler palavras freqüentes (regulares e irregulares). OBJETIVO: Verificar a aplicação do modelo cognitivo na caracterização do distúrbio de leitura de uma paciente com dislexia adquirida e na elaboração e implementação de um programa de reabilitação. MÉTODOS: Este estudo apresenta OCS, uma paciente de 57 anos, com dislexia do tipo fonológica adquirida após acidente vascular cerebral isquêmico temporo-parieto-occipital à esquerda. Um programa de reabilitação baseado nos princípios da Neuropsicologia Cognitiva foi elaborado. Não-palavras e palavras de baixa freqüência com tamanhos controlados foram usadas e a paciente era estimulada a ler os estímulos em voz alta em um tratamento realizado em 22 sessões. RESULTADOS: A avaliação pós-teste mostrou melhoras quantitativas e qualitativas.Melhoras significativas foram verificadas no total de respostas corretas, incluindo autocorreções (p<0.01) e na leitura de palavras trissílabas e polissílabas de estrutura silábica simples (p=00007 e p=002 respectivamente). CONCLUSÕES: O uso do modelo cognitivo para propor um programa de reabilitação foi bem sucedido e pudemos observar melhora significativa das habilidades de leitura em um período curto de tratamento. As melhoras atingidas nesse período resultaram em desempenho funcional de leitura.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Qualitative_research Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2007 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Qualitative_research Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2007 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil