Your browser doesn't support javascript.
loading
Advantages and limitations of national arthroplasty registries. The need for multicenter registries: the Rempro-SBQ.
Gomes, Luiz Sérgio Marcelino; Roos, Milton Valdomiro; Takata, Edmilson Takehiro; Schuroff, Ademir Antônio; Alves, Sérgio Delmonte; Camisa Júnior, Antero; Miranda, Ricardo Horta.
Afiliação
  • Gomes LSM; Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), Registro Multicêntrico de Procedimentos Operatórios (Rempro), Batatais, SP, Brazil.
  • Roos MV; Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), Registro Multicêntrico de Procedimentos Operatórios (Rempro), Batatais, SP, Brazil.
  • Takata ET; Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), Registro Multicêntrico de Procedimentos Operatórios (Rempro), Batatais, SP, Brazil.
  • Schuroff AA; Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), Registro Multicêntrico de Procedimentos Operatórios (Rempro), Batatais, SP, Brazil.
  • Alves SD; Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), Registro Multicêntrico de Procedimentos Operatórios (Rempro), Batatais, SP, Brazil.
  • Camisa Júnior A; Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), Registro Multicêntrico de Procedimentos Operatórios (Rempro), Batatais, SP, Brazil.
  • Miranda RH; Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), Registro Multicêntrico de Procedimentos Operatórios (Rempro), Batatais, SP, Brazil.
Rev Bras Ortop ; 52(Suppl 1): 3-13, 2017.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-28971080
RESUMO
Ainda que os registros nacionais de artroplastias (RNAs) sejam um importante instrumento de controle e melhoria da qualidade da artroplastia total de quadril (ATQ), algumas limitações metodológicas associadas aos estudos epidemiológicos observacionais, que podem interferir na avaliação da segurança e eficácia dos implantes protéticos, têm sido recentemente descritas na literatura.Dentre as principais limitações destacam-se a necessidade de cobertura mínima de 80% das instituições hospitalares da região objeto do registro; integralidade mínima de 90% de todas as ATQs feitas; coleta de informações mais restritas; uso da cirurgia de revisão como critério único de desfecho e a dificuldade de se estabelecer um nexo causal com a disfunção protética.No presente artigo avaliamos as vantagens e limitações dos RNAs, à luz dos conhecimentos atuais, que apontam para a necessidade da coleta de informações mais amplas e de uso de critérios mais estruturados na definição de desfechos.Nesse cenário, descrevemos os processos de idealização, a estrutura conceitual e operacional e o projeto de implantação e implementação de um modelo de registro multicêntrico, denominado Rempro-SBQ, que inclui os centros hospitalares de treinamento em cirurgia de quadril já ligados institucionalmente à Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ). Essa parceria possibilita, simultaneamente, a coleta de informações mais abrangentes e de elevado nível hierárquico, de forma confiável, com redução bastante significativa dos custos de manutenção e financiamento. As ações de melhoria da qualidade, amparadas pela SBQ, podem protagonizar uma condição de maior efetividade e maior adesão aos procedimentos de coleta, armazenamento, interpretação e divulgação das informações.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Clinical_trials / Prognostic_studies Idioma: En Revista: Rev Bras Ortop Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Clinical_trials / Prognostic_studies Idioma: En Revista: Rev Bras Ortop Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil