Your browser doesn't support javascript.
loading
High-resolution computed tomography findings in eight patients with hantavirus pulmonary syndrome.
Barbosa, Diego de Lacerda; Hochhegger, Bruno; Souza, Arthur Soares; Zanetti, Gláucia; Escuissato, Dante Luiz; Meirelles, Gustavo de Souza Portes; Funari, Marcelo Buarque de Gusmão; Marchiori, Edson.
Afiliação
  • Barbosa DL; MD, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Hochhegger B; MD, PhD, Santa Casa de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brazil.
  • Souza AS; MD, PhD, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) and Ultra X, São José do Rio Preto, SP, Brazil.
  • Zanetti G; MD, PhD, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Escuissato DL; MD, PhD, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brazil.
  • Meirelles GSP; MD, PhD, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) and Grupo Fleury, São Paulo, SP, Brazil.
  • Funari MBG; MD, PhD, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Marchiori E; MD, PhD, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
Radiol Bras ; 50(3): 148-153, 2017.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-28670025
RESUMO
OBJETIVO: Descrever os achados na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) de pacientes com síndrome pulmonar do hantavírus. MATERIAIS E MÉTODOS: Revisamos, retrospectivamente, os achados tomográficos de oito pacientes portadores da síndrome pulmonar do hantavírus, todos do sexo masculino e com idade de 19 a 70 anos (média de 41,7 anos). O diagnóstico foi estabelecido por teste sorológico de ensaio de imunoabsorção enzimática em todos os pacientes. Dois radiologistas de tórax analisaram as imagens e decidiram em consenso. RESULTADOS: Os achados predominantes na TCAR foram opacidades em vidro fosco e espessamento septal inter e intralobular, observados nos oito pacientes; porém, padrão de pavimentação em mosaico foi encontrado em apenas três deles. Derrame pleural e espessamento peribroncovascular foram observados em cinco pacientes. As anormalidades foram bilaterais em todos os pacientes. CONCLUSÃO: Opacidades em vidro fosco e espessamento septal inter e intralobular foram os achados predominantes na TCAR nos pacientes com síndrome pulmonar do hantavírus, o que, provavelmente, se correlaciona com achados histopatológicos de edema pulmonar.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Prognostic_studies Idioma: En Revista: Radiol Bras Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Prognostic_studies Idioma: En Revista: Radiol Bras Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil