Your browser doesn't support javascript.
loading
Rotator cuff injuries and factors associated with reoperation.
Carvalho, Alexandre Litchina; Martinelli, Fabrício; Tramujas, Lucas; Baggio, Marcelo; Crocetta, Marina Spricigo; Martins, Rafael Olivio.
Afiliação
  • Carvalho AL; Service of Orthopedy and Traumatology, Hospital Regional São José Homero de Miranda Gomes, São José, SC, Brazil.
  • Martinelli F; Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, Brazil.
  • Tramujas L; Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, Brazil.
  • Baggio M; Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, Brazil.
  • Crocetta MS; Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, Brazil.
  • Martins RO; Ortoimagem Centro de Ortopedia e Imagem, Tubarão, SC, Brazil.
Rev Bras Ortop ; 51(3): 298-302, 2016.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-27274483
RESUMO
OBJETIVO: Avaliar a prevalência de LMR, descrever o perfil do paciente reoperado, a causa da rerruptura tendínea, a evolução da lesão e a variação de tempo entre os procedimentos cirúrgicos. MÉTODOS: Estudo com delineamento transversal, que envolveu 604 eventos cirúrgicos feitos entre janeiro de 2006 e dezembro de 2012, em dois hospitais de referência regional. Após aprovação pelo comitê de ética, os dados foram coletados em um único momento, descreveu-se o perfil epidemiológico dos pacientes e usou-se a classificação de Cofield para mensurar a extensão das lesões, as quais foram operadas por via artroscópica em todos os pacientes. Os dados foram digitados no programa Epinfo versão 3.5.3®, e analisados no SPSS versão 18.0®. RESULTADOS: Entre os 604 procedimentos, o sexo feminino esteve predominantemente acometido com 351 (58,1%) e quando o membro dominante foi o direito ele esteve acometido em 90% dos casos (p < 0,05). O tendão supraespinhal foi acometido em 574 (95%) casos e as lesões foram de tamanho médio em 300 (49,7%) casos. Foram 18 (2,98%) reoperações e o membro superior direito foi o mais acometido (66,6%), com causa não traumática em 12 pacientes. As relesões foram em sua maioria menores (44%), com o tempo entre os dois procedimentos cirúrgicos que variou entre seis e 298 semanas. CONCLUSÃO: Sexo feminino, extensão menor no segundo procedimento e causa não traumática foram encontrados na maior parte dos casos analisados.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Risk_factors_studies Aspecto: Ethics Idioma: En Revista: Rev Bras Ortop Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Risk_factors_studies Aspecto: Ethics Idioma: En Revista: Rev Bras Ortop Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil