Your browser doesn't support javascript.
loading
Intra and interobserver concordance between the different classifications used in Legg-Calvé-Perthes disease.
Liggieri, André Cicone; Tamanaha, Marcos Josei; Abechain, José Jorge Kitagaki; Ikeda, Tiago Moreno; Dobashi, Eiffel Tsuyoshi.
Afiliação
  • Liggieri AC; Discipline of Pediatric Orthopedics, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Tamanaha MJ; Discipline of Pediatric Orthopedics, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Abechain JJ; Discipline of Pediatric Orthopedics, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Ikeda TM; Discipline of Pediatric Orthopedics, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Dobashi ET; Discipline of Pediatric Orthopedics, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brazil.
Rev Bras Ortop ; 50(6): 680-5, 2015.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-27218080
RESUMO
OBJETIVO: Determinar o índice de concordância intra e interobservadores das classificações de Waldenström, Catterall e Herring na doença de Legg­Calvé­Perthes. MÉTODOS: Foram selecionadas 100 radiografias da bacia, nas incidências anteroposterior e de Lauenstein de pacientes portadores da doença. As radiografias foram classificadas por quatro médicos com diferentes níveis de experiência, previamente orientados a respeito das classificações usadas, para minimizar qualquer viés de interpretação. As radiografias foram examinadas pelos mesmos observadores em dois momentos distintos para avaliar as concordâncias inter e intraobservadores. A análise da reprodutibilidade foi avaliada pelo índice de Kappa. RESULTADOS: A análise de concordância foi estratificada em níveis (ruim, pequena, regular, moderada, boa e excelente) e evidenciou para a concordância intraobservadores: concordância moderada para três examinadores e uma regular para a classificação de Waldenström; excelente para um examinador e boa para três, na classificação de Herring; na classificação de Catterall, a concordância foi considerada boa entre todos os examinadores. Em relação à análise de concordâncias interobservadores foram obtidas: nenhuma concordância excelente para os três sistemas de classificação; quatro regulares, uma moderada e uma pequena para a classificação de Waldenström; quatro moderadas, uma boa e uma regular na classificação de Herring e, pelo sistema de Catterall, quatro concordâncias moderadas e duas regulares. CONCLUSÃO: As classificações estudadas são as mais usadas para guiar o tratamento da DLCP, porém o grau de concordância intra e interobservadores não é ideal e sistemas complementares de estadiamento devem ser levados em consideração, para uma maior assertividade no tratamento.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline Idioma: En Revista: Rev Bras Ortop Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline Idioma: En Revista: Rev Bras Ortop Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil