A música e o vazio: da constituição do sujeito à sublimação / Music and emptiness: the constitution of the subject to sublimation
aSEPHallus
; 8(16): 161-172, maio-out. 2013.
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-754370
Biblioteca responsável:
BR1194.1
RESUMO
A busca pelo entendimento sobre o que há de comovente na música, para os que a criam e para os que a contemplam, é o que motiva o presente artigo. O ato criativo de inovação é abordado a partir do conceito psicanalítico de sublimação. Além disso, quando se ressalta os elementos sonoros, o processo de constituição do sujeito também se faz caminho para esse fim. A música manifesta o desejo e denuncia o vazio deixado pela Coisa, pelo que não se consegue dizer através das palavras. É intraduzível porque diz respeito ao resto pulsional não representável pela rede de significantes. Os autores tratam a musicalidade como constituinte do sujeito e a abordam como uma possibilidade de acessar o real inominável. Deste modo, enlaçam o caráter sublimatório da música ao seu caráter artístico.
ABSTRACT
The search for understanding about what is moving in music, for those who create and those who contemplate it, is what motivates this article. The creative act of innovation is approached from the psychoanalytic concept of sublimation. Moreover, when it emphasizes the sound elements, the process of constitution of the subject also makes way for this purpose. The song expresses the desire and denounces the void left by the thing, so if you can not say through words. It is untranslatable because it concerns the rest instinctual not representable by the network of signifiers . The authors treat the subject as a constituent of musicality and address as an opportunity to access the actual nameless . Thus , snared the character of the music sublimating his artistic character.
La recherche de la compréhension de ce quil y a démouvant dans la musique, autant pour ceux qui la créent que pour ceux qui la contemplent, est le but de cet article . L'acte créateur de l'innovation est approché à partir du concept psychanalytique de la sublimation . En outre, quand on met l'accent sur les éléments sonores, le processus de constitution du sujet est aussi une manière dy arriver. La chanson exprime le désir et dénonce le vide laissé par la chose, par ce qui ne peut pas être mis en paroles. Elle est intraduisible parce qu'elle concerne le reste pulsionnel non représentable par le réseau de signifiants . Les auteurs traitent la musicalité en tant quélement constitutif du sujet et l'adresse comme une opportunité d'accéder au réel qui ne peut être nommé. Ainsi sont liés le caractère sublimant de la musique et son caractère artistique.
Palavras-chave
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Psicanálise
/
Sublimação Psicológica
/
Música
Idioma:
Pt
Revista:
ASEPHallus
Assunto da revista:
PSICOLOGIA
Ano de publicação:
2013
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil