Enfermedad de Kawasaki asociada a virus de Epstein-Barr
Arch. pediatr. Urug
; 73(4): 220-225, dic. 2002.
Article
em Es
| LILACS
| ID: lil-694209
Biblioteca responsável:
UY1.1
RESUMEN
Se presenta el caso clínico de una niña de tres años en quién se hizo el diagnóstico de enfermedad de Kawasaki (EK). Se confirmó, además, la presencia de una infección concomitante por virus de Epstein-Barr (VEB). La paciente presentó una reacción de hipersensibilidad al ácido acetilsalicílico (AAS) durante el tratamiento, que determinó la necesidad de sustituirlo por otro antiplaquetario. Se discuten las posibles relaciones entre EK e infección por VEB y se analiza la reacción de hipersensibilidad.
RESUMO
Apresenta-se o caso clínico de uma menina de 3 anos na qual se fez o diagnóstico da doença de Kawasaki (ER). Também se confirmou a presença de uma infeção concomitante por virus de Epstein-Barr (VEB). Durante o tratamento a paciente apresentou uma reação de hipersensibilidade ao ácido acetil salicílico (AAS), que determinou a necessidade de substitui-lo por outro antiplaquetario. Discutem-se as possíveis reações entre EK e infeção por VEB e se analisa a reação de hipersensibilidade.
ABSTRACT
We present a three year old girl with diagnosis of Kawasaki disease (KD) in whom the existence of a concomitant infection with Epstein-Barr virus (EBV) was confirmed. During treatment she presented a hypersensitivity response to aspirin which was then switched to another antiplatelet agent. Relationship between KD and EBV infection is discussed. Hypersensitivity response is analysed.
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Idioma:
Es
Revista:
Arch. pediatr. Urug
Assunto da revista:
PEDIATRIA
Ano de publicação:
2002
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Uruguai
País de publicação:
Uruguai