Alterações subclínicas em escolares expostos aos poluentes atmosféricos derivados das queimadas na Amazônia Brasileira / Subclinical changes in school children exposed to air pollutants derived from biomass burning in the Brazilian Amazon
Rio de Janeiro; s.n; 2012. 126 p. mapas, tab, graf.
Thesis
em Pt
| LILACS
| ID: lil-653204
Biblioteca responsável:
BR526.1
Localização: BR526.1; T363.73098175, R696a
RESUMO
Introdução:
Na região Amazônica, a fumaça gerada pelas queimadas no período de seca tem grande impacto na saúde das populações expostas devido às altas concentrações de poluentes.Objetivo:
Descrever o perfil espaço-temporal dos focos de queimada e da morbidade por doenças respiratórias em crianças no estado de Rondônia, bem como, analisar efeitos subclínicos relacionados à exposição sazonal às queimadas em escolares residentes em comunidades ribeirinhas de Porto Velho.Método:
Esta dissertação foi dividida em dois estudos. No primeiro observou-se a distribuição espacial e temporal apontando áreas quentes para focos de queimadas e taxas de internação por doenças respiratórias através de estimativa de Kernel e da análise da variação percentual dos últimos dez e cinco anos, através de um estudo ecológico. No segundo realizou-se um estudo seccional em escolares, residentes em comunidades ribeirinhas de Porto Velho (RO) descrevendo a relação de biomarcadores de efeitos subclínicos com a poluição atmosférica derivada das queimadas ocorridas entre a seca de 2010 e na chuva de 2011.Resultados:
No primeiro estudo observa-se que as taxas de internação distribuem-se do centro para o sudeste do Estado, enquanto os focos de queimada se concentram a noroeste, onde localiza-se Porto Velho. Todas as microrregiões apresentam redução nas variações percentuais das taxas de internação por doenças respiratórias em crianças, bem como do número de focos de queimada ao longo dos anos. Através do segundo estudo foi observado aumento estatisticamente significativo da hemoglobina e no hematócrito no período de seca. A concentração sérica de ferritina apresentou-se mais elevada na seca, enquanto o ferro sérico encontrou-se reduzido. Ocorreu uma redução significativa na CVF e VEF1 no período de chuva na região.Conclusão:
Em Rondônia as taxas de internação por doenças respiratórias em crianças e o número de focos de queimada apresentaram redução nos últimos 10 anos.Palavras-chave
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Doenças Respiratórias
/
Estudantes
/
Biomassa
/
Ecossistema Amazônico
/
Poluentes Atmosféricos
/
Incêndios
Tipo de estudo:
Prevalence_studies
Limite:
Humans
País/Região como assunto:
America do sul
/
Brasil
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2012
Tipo de documento:
Thesis
País de publicação:
Brasil