O colesterol no diagnóstico dos exsudatos pleurais / Cholesterol on the diagnosis of pleural exsudates
Pulmäo RJ
; 16(1): 2-5, 2007. tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-612396
Biblioteca responsável:
BR674.1
RESUMO
Introdução:
apesar do critério de Light (cL) ser o mais empregado para diferenciar exsudatos de transudatos pleurais, alguns autores têm sugerido outras variáveis com a mesma finalidade. O objetivo deste estudo é calcular o melhor valor discriminatórioe o rendimento do Colesterol (COL) como teste diagnóstico para diferenciação entre transudatos e exsudatos.Metodologia:
num estudo transversal histórico, foram estudados os níveis do COL em 283 líquidos pleurais obtidos, de forma consecutiva, de pacientes em investigação para a causa de síndrome do derrame pleural, num Hospital Universitário e num Centro de Investigações Pneumológicas.Resultados:
estudando 250 exsudatos e 33 transudatos, calculamos uma sensibilidade de 83% (IC95% 75,8-85,8) e especificidade de 97% (IC95% 84,2-99,5) para o diagnóstico de exsudato, utilizando o valor discriminatório de 50 mg/dL. Com esta prevalência, de 88,3% de exsudato, o valor preditivo positivo foi de 99,5% eo negativo, de 42,67%. A razão de verossimilhança positiva foi de 27,33 e a negativa, de 0,18.Conclusão:
a sensibilidade foi algo inferior ao cL, enquanto a especificidade foi superior. Os resultados obtidos são semelhantes aos observados por outros autores e apresentam o colesterol como parâmetro valioso, rápido e econômico, isolado ou associado a outros marcadores.Palavras-chave
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Derrame Pleural
/
Colesterol
/
Exsudatos e Transudatos
Tipo de estudo:
Diagnostic_studies
/
Observational_studies
/
Prevalence_studies
/
Prognostic_studies
/
Risk_factors_studies
Limite:
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Revista:
Pulmäo RJ
Assunto da revista:
PNEUMOLOGIA
Ano de publicação:
2007
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil