Sentidos do drama na perspectiva de Vigotski: um diálogo no limiar entre arte e psicologia / Senses of drama in Vygotskys perspective: a boundary dialogue between art and psychology / Sentidos del drama en la perspectiva de Vygotski: un diálogo em el umbral entre arte y psicología
Psicol. estud
; Psicol. estud;16(2): 181-197, abr.-jun. 2011.
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-608157
Biblioteca responsável:
BR513.1
RESUMO
Este é um texto teórico-metodológico, na acepção russo-soviética de metodologia. Seu objeto central é o tratamento lacunar dado por Lev Vigotski (1896-1934) à noção de drama em vinte e duas obras suas a que tivemos acesso até o momento (artigos, capítulos e livros completos). Em geral, a noção de drama em Vigotski varia entre duas acepções principais (1) uma mais coloquial, por exemplo o desenvolvimento humano como drama (peça teatral) em vários atos; e (2) outro mais específico, destacando numa ação dramática dois aspectos 2.1 um ato de decisão humana sobre a condução de seu destino histórico; 2.2 o choque entre diferentes papéis que cada pessoa vivencia [perejivaet]. Estas peculiaridades constituem o caráter (in)tenso e dialeticamente conflituoso de se decidir socialmente por um caminho vital ou outro num dado contexto histórico-cultural - desde o mais corriqueiro até aquele no qual pode estar envolvida uma situação de vida ou morte - ser ou não ser.
ABSTRACT
This text has a theoretical-methodological character, in a Russian-Soviet meaning for the word methodology. Its core subject matter is the imprecise treatment given by Lev Vygotsky (1896-1934) for the notion drama in 22 of his works that we could have access, until this moment (articles, chapters and entire books). Generally, the notion of drama in Vygotsky has two main connotations (1) a more colloquial one human development as a drama in several acts, for instance; and (2) a more specific one, outstanding two major aspects in a dramatic action 2.1 an act of volition, human decision about the conduction of his/her own historical destiny; 2.2 the collision between different social roles that each person live through [perezhivaet]. This peculiarities constitutes the (in)tense, dialectically conflictive, of socially decide by a vital way or another, in a given historical-cultural context - since the commonest one, until that more decisive in a situation of life or death - to be or not to be.
RESUMEN
Este texto es de carácter teórico-metodológico, en la acepción ruso-soviética para la palabra metodología. Su objeto de estudio principal es el impreciso tratamiento dado por Lev Vygotski (1896-1934) para la noción de drama en 22 de sus obras que nosotros tuvimos oportunidad da accesar hasta el presente momento (artículos, capítulos, libros). En general, la noción de drama en Vygotski tiene dos principales acepciones (1) una más coloquial desarrollo humano como un drama en muchos actos, por ejemplo; y (2) un acto de volición, decisión humana entre diferentes roles sociales que cada persona vivencia [perezhivaet]. Estas peculiaridades constituyen el (in)tenso, dialécticamente conflictivo, acto de socialmente decidir por un camino vital u otro, en un determinado contexto histórico-cultural. Desde lo más ordinario, hasta aquella más decisiva situación de vida o muerte - ser o no ser.
Palavras-chave
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Psicologia
Tipo de estudo:
Prognostic_studies
Idioma:
Pt
Revista:
Psicol. estud
Assunto da revista:
PSICOLOGIA
Ano de publicação:
2011
Tipo de documento:
Article
País de publicação:
Brasil