Your browser doesn't support javascript.
loading
A aderência ao uso da mamografia em mulheres que frequentam os ambulatórios da FM-ABC / Adherence to the use of mammography in women who attend to the ABC Foundation school of Medicine Outpatient Clinics
Giglio, Adriana B. del; Bolonhezi, Camila Dagostino; Chiota, Felipe L´Abbate; Barros, Henrique Prestes Chuffi; Souza, Pedro Henrique Henriques Cacozza de; Almeida, Rafael Cunha de; Luiz, Olinda do Carmo; Giglio, Auro del.
Afiliação
  • Giglio, Adriana B. del; Faculdade de Medicina do ABC. Santo André. BR
  • Bolonhezi, Camila Dagostino; Faculdade de Medicina do ABC. Santo André. BR
  • Chiota, Felipe L´Abbate; Faculdade de Medicina do ABC. Santo André. BR
  • Barros, Henrique Prestes Chuffi; Faculdade de Medicina do ABC. Santo André. BR
  • Souza, Pedro Henrique Henriques Cacozza de; Faculdade de Medicina do ABC. Santo André. BR
  • Almeida, Rafael Cunha de; Faculdade de Medicina do ABC. Santo André. BR
  • Luiz, Olinda do Carmo; Faculdade de Medicina do ABC. Departamento de Saude Coletiva. Santo André. BR
  • Giglio, Auro del; Faculdade de Medicina do ABC. Departamento de Oncologia e Hematologia. Santo André. BR
RBM rev. bras. med ; RBM rev. bras. med;67(esp.3)set. 2010.
Article em Pt | LILACS | ID: lil-558258
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

Introdução:

A mamografia é um método preventivo que reduz a mortalidade por câncer de mama e que deve ser oferecido a todas as mulheres com idade superior a 40 anos. Avaliamos neste estudo a aderência de mulheres que frequentam o ambulatório de especialidades da FM-ABC quanto ao uso da mamografia e os motivos que justificam as eventuais falhas a esta aderência.

Métodos:

Foi desenvolvido um questionário abordando dados demográficos, socioeconômicos e de conhecimentos sobre o exame preventivo de mamografia a sua assiduidade, como também o por que da não realização do mesmo. Este questionário foi aplicado em mulheres com mais de 50 anos, que não apresentaram doença mamária previa, e que frequentam o ambulatório da Faculdade de Medicina do ABC, nas diversas especialidades.

Resultados:

Do total das 109 mulheres entrevistadas, somente 11 (10,1%) nunca tinham realizado o exame da mamografia. A não realização do exame preventivo de mamografia se associou significativamente com idade mais avançada (p = 0,01) e também pela ausência de recomendação médica. Curiosamente, 9 das 11 pacientes que nunca tinham feito mamografia já tinham ouvido falar do exame. Em relação às mulheres que já fizeram mamografia, a idade média da primeira mamografia foi 45,61 anos, sendo a média de tempo desde a última mamografia de 21,9 meses.

Conclusão:

Para que todas as mulheres a partir dos 40 anos tenham o compromisso com a prevenção do câncer de mama, médicos devem estimular o procedimento, insistindo inclusive com as mulheres mais idosas, enfatizando sempre a necessidade da periodicidade do exame.
Palavras-chave
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Guideline Idioma: Pt Revista: RBM rev. bras. med Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Guideline Idioma: Pt Revista: RBM rev. bras. med Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil