Prontuários, para que servem?: representação dos coordenadores de equipe dos capsi a respeito do valor e da utilidade dos prontuários / Patients records, what are they used for?: representation of capsisï team coordinators about the value and use of patients records
Rev. bras. crescimento desenvolv. hum
; 19(3): 383-392, dez. 2009. ilus, tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-536900
Biblioteca responsável:
BR67.1
RESUMO
INTRODUÇÃO:
o artigo procura compreender como os Coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) do Estado de São Paulo percebem o valor e a utilidade dos prontuários do usuários do serviço. Atualmente, os prontuários obedecem a claros princípios éticos. São muitas as pesquisas que se utilizam de prontuários e vários os estudos que se propõem a aperfeiçoá-los uma vez que são considerados ferramenta de primeira importância no âmbito da saúde. Cabe, entretanto, indagar se esses instrumentos são valorizados e se suas utilidades percebidas pelas equipes de saúde mental no exercício real de suas práticas. O trabalho descreve e analisa as percepções dos Coordenadores dos CAPSi-SP a respeito da utilidade dos prontuários para a equipe de saúde e para os usuários.MÉTODO:
foi entrevistado um Coordenador de cada um dos 19 dos CAPSi do Estado de São Paulo. As respostas foram analisadas de acordo com os procedimentos clássicos da Análise de Conteúdo.RESULTADOS:
os prontuários são percebidos como valiosos instrumentos de trabalho e sua importância destacada como instrumento de intervenção e de acompanhamento clínicos. Sua relevância é assinalada como dispositivo que possibilita a articulação e a comunicação dos membros das equipes técnicas dos CAPSi. Por outro lado, não é percebida qual a utilidade que eles teriam para o usuário. A contradição nos níveis de importância alocada à utilidade dos prontuários quando se trata da equipe técnica ou dos usuários enseja uma discussão aprofundada sobre a natureza da clínica em saúde mental praticada nos CAPSi.
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Prontuários Médicos
/
Saúde Mental
/
Entrevistas como Assunto
/
Anamnese
Tipo de estudo:
Qualitative_research
Aspecto:
Ethics
Limite:
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. crescimento desenvolv. hum
Ano de publicação:
2009
Tipo de documento:
Article
/
Project document
País de afiliação:
Brasil