Avaliação de hipotermia na sala de recuperação pós-anestésica em pacientes submetidos a cirurgias abdominais com duração maior de duas horas / Hypothermia evaluation in post-anesthetic recovery room after abdominal surgeries longer than 2 hours
ACM arq. catarin. med
; 37(2): 25-31, mar.-jun. 2008. tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-499736
Biblioteca responsável:
BR1329.1
RESUMO
Introdução:
Hipotermia não intencional é caracterizada por temperatura sanguínea central inferior a 36°C e pode estar presente em 53-85% dos adultos que chegam à Sala de Recuperação Pós-anestésica (SRPA).Objetivos:
Avaliar a hipotermia na SRPA em pacientessubmetidos a cirurgias abdominais com duração maior de duas horas, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão SC.Métodos:
Foi realizado um estudo transversal no qualpacientes submetidos a cirurgias abdominais com duração maior de duas horas, tiveram as temperaturas axilaresmonitoradas antes e depois da cirurgia e no momento da alta da SRPA. As variáveis utilizadas foram gênero,faixa etária, etnia, peso, altura, tipo de cirurgia, especialidade, tempo de cirurgia e tempo de permanência naSRPA.Resultados:
A média de temperatura após a cirurgia foi de 34,5°C, já a média da alta da SRPA foi de35,7°C. Pacientes acima de 40 anos apresentaram uma média de 1,0°C menor em relação ao grupo com idadeinferior ao final da cirurgia. O grupo de pacientes com menos de 70 Kg obteve uma temperatura média menor após a cirurgia quando comparado ao outro grupo. Cirurgias com mais de 180 minutos e tempo na SRPA superiora 180 minutos apresentaram menor temperatura média posterior.Conclusões:
A média de temperatura após a cirurgia foi classificada em hipotermia de grau leve. Característicasdo paciente como peso menor que 70Kg, idade maior de 40 anos e cirurgias prolongadas estiveram associadas a uma menor temperatura pós-operatória.Palavras-chave
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Sala de Recuperação
/
Regulação da Temperatura Corporal
/
Hipotermia
Tipo de estudo:
Observational_studies
/
Prevalence_studies
/
Risk_factors_studies
Idioma:
Pt
Revista:
ACM arq. catarin. med
Assunto da revista:
MEDICINA
Ano de publicação:
2008
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil