Fratura em quatro partes do ombro: tratamento não artroplástico / Four-part shoulder fractures: non-artthroplastic treatment
Rev. bras. ortop
; 42(5): 133-138, maio 2007. ilus, tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-466601
Biblioteca responsável:
BR26.1
RESUMO
Objetivo:
Avaliar os resultados do tratamento cirúrgico de pacientes com fraturas em quatro partes da extremidade proximal do úmero, impactadas em valgo, tratadas com redução aberta e osteossíntese interna, pela técnica de Jakob et al, de 1991, modificada por Resch et al.Métodos:
Entre dezembro de 1996 e dezembro de 2003, foram tratados 16 pacientes com fratura em quatro partes da extremidade proximal do úmero, impactadas em valgo. Todos foram reavaliados; 13 eram do sexo masculino e três do feminino, com média de idade de 47 anos, variando de 34 a 61 anos. Todos os casos tinham tempo de seguimento mínimo no período pós-operatório de 13 meses e máximo de 69 meses, média de 34 meses.Resultados:
Dos pacientes, sete foram considerados como tendo obtido resultado excelente, cinco como bom, um como regular e três como ruim; portanto, 75% de resultados satisfatórios. As médias de mobilidade articular no período pós-operatório foram de 133º de elevação (60º a 160º), 28º de rotação lateral (0º a 60º) e T11 de rotação medial (T7 a L5).Conclusões:
A redução aberta associada à osteossíntese pela técnica de Jakob modificada por Resch possibilita resultados excelentes e bons na maioria dos casos das fraturas em quatro partes da extremidade proximal do úmero, impactadas em valgo. O desvio da cortical medial superior a 5mm propicia maior índice de necrose da cabeça do úmero...
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Fraturas do Ombro
/
Resultado do Tratamento
/
Fixação Interna de Fraturas
Limite:
Adult
/
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. ortop
Assunto da revista:
ORTOPEDIA
Ano de publicação:
2007
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil