Talidomida no tratamento de pacientes com Dermatite Atópica Grave: Estudo retrospectivo de 14 casos / Thalidomide in the treatment of patients with severe atopic dermatitis: retrospective study of 14 patients
Rev. bras. alergia imunopatol
; 28(5): 245-248, set.-out. 2005. ilus
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-428703
Biblioteca responsável:
BR32.1
RESUMO
Introdução:
A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória cutânea crônica recidivante, caracterizada clinicamente por lesões de distribuição e morfologias típicas, prurido (sintoma principal e primário) e antecedente pessoal e/ou familiar de atopia, entre outras. Além do tratamento convencional que inclui afastamento dos fatores desencadeantes; hidratação da pele; antihistamínicos orais; corticosteróides tópicos; outras terapias têm sido propostas e entre elas a talidomida.Objetivo:
avaliar a ação da talidomida como tratamento opcional para o controle do prurido de pacientes com DA grave. Pacientes eMétodos:
por análise de prontuários médicos, foram avaliados 14 pacientes (3 a 30 anos de vida) acompanhados na Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatotogia por diagnóstico de DA grave, (critérios de Hanifin e Rajka).Resultados:
observou-se melhora do prurido em 10/14 pacientes com a talidomida. Todos toleraram bem o medicamento e nenhum apresentou efeito adverso. Discussão a talidomida foi efetiva no controle do prurido de pacientes com DA grave de difícil tratamento.
Buscar no Google
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Prurido
/
Talidomida
/
Técnicas In Vitro
/
Dermatite Atópica
/
Inflamação
Tipo de estudo:
Observational_studies
Aspecto:
Patient_preference
Limite:
Adolescent
/
Adult
/
Child
/
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. alergia imunopatol
Assunto da revista:
ALERGIA E IMUNOLOGIA
Ano de publicação:
2005
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil