Your browser doesn't support javascript.
loading
Catabolismo muscular nos pacientes com infarto agudo do moicárdio / Muscular catabolism in patients with acute myocardial infarction
Lameu, Edson Braga; Oliveira, Glaucia Maria Moraes de; Godoy, Paulo Henrique; Cárcano, Cristiane Botelho Miranda; Cárcano, Flavio Mavignier.
Afiliação
  • Lameu, Edson Braga; Hospital Prontocor Lagoa. Rio de Janeiro. BR
  • Oliveira, Glaucia Maria Moraes de; Hospital Prontocor Lagoa. Rio de Janeiro. BR
  • Godoy, Paulo Henrique; Hospital Prontocor Lagoa. Rio de Janeiro. BR
  • Cárcano, Cristiane Botelho Miranda; Hospital Prontocor Lagoa. Rio de Janeiro. BR
  • Cárcano, Flavio Mavignier; Hospital Prontocor Lagoa. Rio de Janeiro. BR
Rev. SOCERJ ; 18(2): 137-140, Mar-Abr. 2005. ilus
Article em Pt | LILACS | ID: lil-407490
Biblioteca responsável: BR44.1
RESUMO

Introdução:

O trauma e a sepse apresentam demanda metabólica aumentada devido à tríplice liberação hormonal com consequente aumento do catabolismo muscular. O infarto agudo do miocárdio(IAM) também pode ser considerado um trauma por apresentar as alterações hormonais características da fase aguda do estresse.

Objetivo:

Avaliar o grau de catabolismo muscular, quantificado pela excreção urinária de nitrogênio uréico em urina de 24 horas, nos pacientes admitidos com IAM.

Métodos:

Analisados prospectivamente 22 pacientes internados com IAM, sendo 12 de parede inferior e 10 de anterior, caracterizados elétrica e bioquimicamente com injúria e necrose transmural. A área do infarto foi diagnosticada pelo eletrocardiograma e confirmada pelas alterações no ecocardiograma. Foram excluídos os pacientes com insuficiência renal, IAM não transmural(ausência da onda Q evolutiva) e aqueles com mais de 48 horas de IAM. A coleta de urina de 24 horas foi realizada no 1º, 3º e 5º dias de internação para a quantificação da uréia excretada. O nitrogênio urinário foi calculado a partir da uréia, considerando-se um percentual nitrogendo de 46.66 por cento na molécula uréica. A avaliação estatística foi realizada pela análise de variância two way e pelo teste de Tukey, com nível de significância de 5 po cento.

Resultados:

O IAM, tanto anterior como inferior, apresenta catabolismo muscular evolutivo(terceiro dia) caracterizado como moderado(N2Dia3/Dia1, p igual 0,001). O catabolismo muscular foi idêntico mo IAM anterior e inferior (p igual 0,49). O catabolismo muscular é revertido no quinto dia.

Conclusão:

Os pacientes com IAM apresentaram um aumento reversível do catabolismo muscular
Assuntos
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Assunto principal: Infarto do Miocárdio / Miocárdio / Nitrogênio Limite: Humans Idioma: Pt Revista: Rev. SOCERJ Assunto da revista: CARDIOLOGIA Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Assunto principal: Infarto do Miocárdio / Miocárdio / Nitrogênio Limite: Humans Idioma: Pt Revista: Rev. SOCERJ Assunto da revista: CARDIOLOGIA Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil