Via de acesso transperitoneal e retroperitoneal em cirurgia de aorta: resultados comparativos a curto prazo / Transperitoneal and retroperitoneal approach to the abdominal aorta: early results
J. vasc. bras
; 3(4): 331-338, dez. 2004. ilus, tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-404921
Biblioteca responsável:
BR44.1
RESUMO
Objetivos:
a via mais utilizada de acesso à aorta abdominal para correção da doença obstrutiva ou aneurismática é a transperitoneal,sendo que a retroperitoneal é muitas vezes apontada como uma viaque oferece menos complicações. O objetivo deste estudo é comparar as duas vias em termos de suas complicações precoces. Pacientes emétodos:
para comparação da evolução precoce, foram estudados prospectivamente 84 pacientes submetidos à cirurgia de aneurisma de aorta abdominal (45 casos) e correção de doença obstrutiva aorto-ilíaca (39 casos). A via retroperitoneal foi utilizada em 41 pacientes, e a transperitoneal, em 43 pacientes.Resultados:
a abordagem retroperitoneal acarretou menor necessidade de reposição de líquidos, menor tempo de entubação, retorno mais rápido da função intestinal, reinício de ingestão alimentar e deambulação mais precoce. Não houve diferença na reposição sanguínea e no tempo de internação.Conclusões:
a via de acesso retroperitoneal apresenta vantagens relacionadas com a evolução precoce do paciente, podendo ser utilizada como rotina.
Buscar no Google
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Aorta Abdominal
/
Cateteres de Demora
Tipo de estudo:
Diagnostic_studies
Limite:
Adult
/
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Revista:
J. vasc. bras
Assunto da revista:
CARDIOLOGIA
Ano de publicação:
2004
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil