Monóxido de carbono e as vias aéreas / Endogenous carbon monoxide and the airways
Rev. bras. alergia imunopatol
; 25(4): 116-121, jul.-ago. 2002. ilus
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-402577
Biblioteca responsável:
BR32.1
RESUMO
Objetivo:
Apresentar o conhecimento atual sobre o papel do monóxido de carbono (CO) endógeno nas vias aéreas.Métodos:
Foram analisados artigos catalogados na base de dados eletrônica Medline através da busca por monóxido de carbono, asma, rinite e nariz.Resultados:
O CO é um gás gerado pela ação das isoenzimas hemeoxigenases (constitutiva e indutível) ou pela peroxidação não enzimática dos lipídios da membrana celular. Este gás tem papel importante na homeostase por atuar como neurotransmissor e promover a regulação do tônus da musculatura lisa brônquioa, além de possuir ação antiinflamatória e proteger contra a apoptose. Nas vias aéreas superiores, é produzido por ação enzimática no epitélio nasal e nas glândulas da lâmina própria, com importante poder antiviral local. Nos brônquios, é encontrado no epitélio e em fibras neurais parassimpáticas e modula a broncodilatação.Clinicamente, o CO pode ser detectado no ar nasal e exalado pela técnica de cromatografia gasosa, método não invasivo e útil para monitorar a resposta ao tratamento medicamentoso na asma e outras doenças pulmonares. Nas asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, discinesia ciliar primária e fibrose cística, sua concentração encontra-se elevada no ar exalado.Conclusões:
O monóxido de carbono está envolvido na regulação da inflamação da via aérea. As pesquisas sobre o gás devem se intensificar, pois seu papel fisiológico no aparelho respiratório ainda não está completamente elucidado.
Buscar no Google
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Asma
/
Monóxido de Carbono
/
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. alergia imunopatol
Assunto da revista:
ALERGIA E IMUNOLOGIA
Ano de publicação:
2002
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil