Investigação neurorradiológica de pacientes com deficiência idiopática de hormônio do crescimento / Neuroradiological investigation in patients with idiopathic growth hormone deficiency
J. pediatr. (Rio J.)
; J. pediatr. (Rio J.);80(3): 223-228, maio-jun. 2004. ilus, tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-362573
Biblioteca responsável:
BR1.1
RESUMO
OBJETIVO:
Avaliar a freqüência e os tipos de alterações observadas à tomografia computadorizada e ressonância magnética em pacientes com deficiência aparentemente idiopática de hormônio do crescimento e investigar a possível relação entre imagem neurorradiológica e presença de deficiência isolada e múltipla de hormônio do crescimento.MÉTODOS:
Realizamos tomografia computadorizada e ressonância magnética da região hipotálamo-hipofisária em 37 pacientes com deficiência de hormônio do crescimento. Os pacientes foram divididos em deficiência isolada de hormônio do crescimento (Grupo A) e deficiência múltipla de hormônio do crescimento (Grupo B).RESULTADOS:
A tomografia computadorizada foi normal em 25 (68 por cento) e alterada em 12 (32 por cento) pacientes. Observamos sela vazia em 50 por cento dos pacientes, parcialmente vazia em 17 por cento e hipoplasia hipofisária em 33 por cento. Não observamos diferença entre o percentual de alterações à tomografia computadorizada entre os Grupos A e B (p = 0,55). A ressonância magnética foi normal em 17 (46 por cento) e alterada em 20 (54 por cento) pacientes. A ressonância magnética, observamos sela vazia em 10 por cento, parcialmente vazia em 15 por cento e hipoplasia hipofisária em 75 por cento dos pacientes. Entre os pacientes com ressonância magnética alterada, 70 por cento apresentavam neuro-hipófise ectópica, e em 60 por cento a haste hipofisária estava afilada ou ausente. Os pacientes do Grupo B apresentaram maior percentual de alterações à ressonância magnética quando comparados aos do Grupo A (p = 0,03). Houve discordância entre tomografia computadorizada e ressonância magnética em 43 por cento; entretanto, não observamos diferença no percentual de anormalidades quando comparamos tomografia computadorizada e ressonância magnética (p = 0,06).CONCLUSAO:
A hipoplasia hipofisária e a neuro-hipófise ectópica são as alterações mais encontradas em pacientes com deficiência de hormônio do crescimento. A associação de hipoplasia hipofisária com outras anormalidades observadas à ressonância magnética pode sugerir a presença de deficiência múltipla de hormônio do crescimento.
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Espectroscopia de Ressonância Magnética
/
Tomografia Computadorizada por Raios X
/
Hormônio do Crescimento Humano
/
Transtornos do Crescimento
/
Hipopituitarismo
/
Sistema Hipotálamo-Hipofisário
Tipo de estudo:
Diagnostic_studies
/
Observational_studies
Limite:
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
J. pediatr. (Rio J.)
Assunto da revista:
PEDIATRIA
Ano de publicação:
2004
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil