Importância do cariótipo em leucemia linfocítica crônica: relato de 18 casos / Importance of karyotype in chronic lymphocytic leukemia: report of 18 cases
J. bras. patol. med. lab
; J. bras. patol. med. lab;40(2): 75-78, mar.-abr. 2004. tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-361828
Biblioteca responsável:
BR14.1
RESUMO
INTRODUÇAO:
A leucemia linfocítica crônica (LLC) é doença neoplásica caracterizada pelo acúmulo de linfócitos B maduros CD 5, CD 19 e CD 23 positivos. Alterações cromossômicas têm sido descritas pela citogenética clássica em 30 por cento a 50 por cento dos casos de LLC.OBJETIVO:
O objetivo do presente trabalho é demonstrar as alterações de cariótipo observadas em pacientes com LLC em nosso meio. PROCEDIMENTOS Foram selecionados 18 casos de nosso arquivo, avaliados no período de quatro anos, com LLC diagnosticada com base nos achados morfológicos e imunofenotípicos. Havia 13 homens e cinco mulheres, uma relação de 2,61, com mediana de 63 anos.RESULTADOS:
Foram detectadas alterações de cariótipo em 39 por cento dos casos (7/18).CONCLUSÕES:
O cariótipo permitiu a identificação de diferentes clones em um grupo homogêneo de LLC sob os pontos de vista morfológico e imunofenotípico, demonstrando que as alterações genéticas são indicativas de comportamento biológico diferente.
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Prognóstico
/
Leucemia Linfocítica Crônica de Células B
/
Imunofenotipagem
/
Cariotipagem
Tipo de estudo:
Prognostic_studies
Limite:
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Revista:
J. bras. patol. med. lab
Assunto da revista:
PATOLOGIA
Ano de publicação:
2004
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil