Efeitos da castração pós-natal sobre o tecido pulmonar após sepse experimental de origem abdominal em ratos / The effect of post-natal castration in pulmonary tissue after experimental abdominal sepsis
Acta cir. bras
; Acta cir. bras;19(2): 115-119, Mar.-Apr. 2004. ilus, graf
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-358036
Biblioteca responsável:
BR1.2
RESUMO
OBJETIVO:
Avaliar os efeitos da castração pós-natal sobre o tecido pulmonar na sepse de origem abdominal induzida em ratos.MÉTODOS:
Foram utilizados 33 ratos Wistar distribuídos em dois grupos Grupo Controle (GC) = 5 machos adultos normais sem desafio séptico. Grupo Experimento (GE) 28 ratos submetidos a sepse por ligadura e perfuração de ceco (LPC) e distribuídos em três subgrupos Subgrupo Macho (SgM) nove ratos machos adultos, sem castracão e submetidos a sepse por LPC. Subgrupo Fêmea (SgF) nove ratos fêmeas adultos normais submetidas a sepse por LPC. Subgrupo Castrado (SgC) dez ratos machos que no quarto dia de vida foram submetidos a orquiectomia bilateral e quando adultos à sepse por LPC. Após a LPC os animais foram observados até o óbito, realizada análise histomorfométrica do pulmão, observando-se o número de polimorfonucleares e mononucleares.RESULTADOS:
50 por cento dos animais do SgC sobreviveram 24 horas, contra 33 por cento do SgF e 0 por cento do SgM, mostrando uma nítida influência da castração na resposta ao desafio séptico. O número de polimorfonucleares e mononucleares não foi diferente estatisticamente entre o SgC e CG, estando estatisticamente aumentados no SgM e SgF.CONCLUSÃO:
Os animais castrados apresentaram uma maior tendência à sobrevida e menor alteração pulmonar.
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Orquiectomia
/
Castração
/
Sepse
/
Pulmão
Limite:
Animals
Idioma:
Pt
Revista:
Acta cir. bras
Assunto da revista:
Cirurgia Geral
/
Procedimentos Cir£rgicos Operat¢rios
Ano de publicação:
2004
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil