Custo mensal de hipotensores oculares em Belo Horizonte - MG / Monthly cost of ocular hipotensors in Belo Horizonte - MG
Rev. bras. oftalmol
; 62(9): 653-659, set. 2003. graf
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-357247
Biblioteca responsável:
BR734.1
RESUMO
Objetivo:
Avaliar o custo mensal do tratamento do glaucoma usando medicações comercialmente disponíveis no Brasil, especificamente na região metropolitana de Belo Horizonte, de forma a proporcionar ao médico oftalmologista uma orientação na melhor prescrição, pesando sempre a relação custo-benefício.Métodos:
Vinte e seis colírios antiglaucomatosos foram utilizados no estudo. Três amostras de cada produto foram instiladas em uma folha de papel com a finalidade de se obter o número de gotas por frasco. Levantou-se o preço do produto em quatro redes de farmácia de Belo Horizonte. Com base no número médio de gotas de cada apresentação, no preço médio obtido nas farmácias e na posologia, calculou-se o custo mensal de tratamento com cada uma destas medicações.Resultados:
Os betabloqueadores foram as drogas que apresentaram o menor custo mensal. Entre eles os produtos de maior e menor custo mensal foram, respectivamente, o Betoptic e o Glautimol. O Alphagan apresentou maior custo mensal entre todas as drogas estudadas. No grupo dos análogos das prostaglandinas, o Rescula foi a apresentação de menor custo mensal, enquanto os demais apresentaram pequena variação entre si.Conclusão:
Observou-se grande variação no custo mensal do tratamento do glaucoma entre vários grupos de drogas e, também, entre drogas de uma mesma classe.
Buscar no Google
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Soluções Oftálmicas
/
Preparações Farmacêuticas
/
Glaucoma
Tipo de estudo:
Health_economic_evaluation
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. oftalmol
Assunto da revista:
OFTALMOLOGIA
Ano de publicação:
2003
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil