Your browser doesn't support javascript.
loading
Estudo biomecânico de um método combinado de fixaçäo interna e externa para as fraturas diafisárias da tíbia / Biomechanical study of a combined internal and external fixation method for diaphyseal tibial fractures
Ishida, Mário André S; Leite, Nelson Mattioli; Shimano, Antônio Carlos; Laredo Filho, José.
Afiliação
  • Ishida, Mário André S; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Ortopedia e Traumatologia.
  • Leite, Nelson Mattioli; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Ortopedia e Traumatologia.
  • Shimano, Antônio Carlos; Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto. Laboratório de Bioengenharia.
  • Laredo Filho, José; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Ortopedia e Traumatologia.
Folha méd ; 117(1): 65-70, jul.-ago 1998. ilus, graf
Article em Pt | LILACS | ID: lil-233524
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO
Apresentamos um estudo biomecânico de um novo método de estabilização das fraturas diafisárias de tíbia e compara duas situações de montagens do mesmo aparelho. Uma montagem com as extremidades fixadas por parafusos de Schanz e a outra sem a fixação desses parafusos. As montagens do aparelho foram realizadas em tíbias secas de cadáver, com falha óssea média-diafisária de 10 mm, onde os quatro fios intramedulares de Steinmann de 3 mm de diâmetro, acoplados a dois semi-anéis ligados a barras rosqueadas, estabilizavam o conjunto fixador/osso. Foram realizados dois tipos de ensaios de compressão axial e de flexão em quatro pontos no plano sagital. Avaliamos a rigidez das montagens, com e sem parafusos ded Schanz, pela tangente do ângulo de inclinação das duas retas obtidas pela regressão dos valores de força aplicada às cinco tíbias em função da deformação na falha óssea. As montagens do aparelho com parafusos de Schanz mostraram uma rigidez nos ensaios de compressão de 28 N/mm, significantemente maior do que as montagens sem parafusos de Schanz, cujo valor era de 14,9 N/mm. A rigidez das montagens com parafuso nos ensaios de flexão foi de 0,89 Nxm/mm, bem superior à rigidez das montagens sem parafusos, cujo valor foi de 0,48 Nxm/mm. Ao analisarmos os resultados obtidos comparando-os com os dados da literatura, observamos que este aparelho de fixação mostrou rigidez bem inferior à do aparelho de fixação externa do tipo Hoffmann e do tipo Llizarov, nos ensaios estudados.
Assuntos
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Assunto principal: Fraturas da Tíbia / Fixação de Fratura Limite: Humans Idioma: Pt Revista: Folha méd Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 1998 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Assunto principal: Fraturas da Tíbia / Fixação de Fratura Limite: Humans Idioma: Pt Revista: Folha méd Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 1998 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil